Yan Lucca | Publicado em 30/09/2024, às 16h40
Dois pesos, duas medidas? Enquanto Alcides Cardoso, vereador e líder da oposição na Câmara do Recife, enfrenta ataques de um colega de partido, o PSB, liderado por João Campos, acolhe Rinaldo Júnior, líder do governo, com todos os louros na busca pela reeleição.
Durante um evento no Clube Boa Vista, ficou evidente a sólida rede de apoio que Rinaldo Júnior possui no Partido Socialista Brasileiro. Ao lado de Victor Marques, João Campos discursou enfatizando o respaldo a Rinaldo.
Durante sua fala, fez questão de dizer que se tivesse "três votos" os três pertenceriam ao candidato. No final do mês de agosto, durante a inauguração do comitê de Rinaldo, sem receio de causar qualquer ciumeira entre os candidatos PSB, João Campos já havia rasgado elogios ao vereador.
"Rinaldo é um dos capitães e líder desse nosso time. Aliás, uma pessoa uma vez me abordou dizendo que eu só falava de Rinaldo, só queria saber de Rinaldo, queria que eu fizesse assim também com ele, aí eu respondi àquela pessoa, disse a ele, meu irmão, no dia que você subir na tribuna para defender nosso governo como Rinaldo faz, aí sim você conta comigo como Rinaldo conta", disse o prefeito e candidato à reeleição.
Nas redes sociais, Rinaldo afirmou que está pronto para mais um mandato e para "fazer mais Gols de Placa por Recife". Confira:
Do outro lado, Alcides Cardoso sofre com ataques no próprio partido. Ele sofreu críticas do próprio colega de partido e candidato, Paulo Abou Hana. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Abou Hana acusou Cardoso de adotar uma postura eleitoreira em sua militância contra a gestão do PSB, chegando a chamá-lo de "melancia" — verde por fora e vermelho por dentro.
"Melancia! A hora de reclamar era lá atrás. Agora fica feio, porque agora as pessoas vão saber que você só está atrás de voto", afirma no vídeo. Veja o vídeo:
Alcides Cardoso se filiou ao PL em abril deste ano, após uma trajetória no PSDB. Com uma carreira marcada por sua atuação na oposição, ele se consolidou como uma das principais vozes críticas da gestão municipal. Sua mudança para o PL, um partido de base mais conservadora, reforçou seu papel como um opositor ativo da administração atual.
O vereador Paulo Muniz, também do PL, defendeu Alcides em declarações ao Jamildo.com, considerando as acusações de Abou Hana injustas. Muniz afirmou que "o grande responsável pela condução equivocada foi o candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado". Ele acrescentou: "Quem acompanhou os trabalhos legislativos sabe que Alcides Cardoso foi um líder da oposição ativo. Os governistas faziam fila para rebater as denúncias dele".
Eleições 2024: fogo amigo cresce na reta final na chapa de vereadores do PL
Na semana do 1º turno das eleições 2024, nove pesquisas analisam cenário no Recife
Eleições 2024: Gilson Machado tem simulação de direito de resposta suspenso pela Justiça Eleitoral