Eleições 2024: Em Maceió, um céu de brigadeiro para a reeleição do prefeito JHC

Yan Lucca | Publicado em 27/06/2024, às 13h09

Foto do atual prefeito JHC (PL), candidato à reeleição pela Prefeitura de Maceió - Foto: Secom
COMPARTILHE:

O mais recente levantamento feito pela Paraná Pesquisas apresenta os números da pesquisa de opinião realizada na capital alagoana para os nomes que concorrem à prefeitura da cidade. Confira os resultados ao longo da matéria.

Em todos os cenários, o atual prefeito JHC, João Henrique Caldas (PL), apresenta uma larga vantagem sob os outros nomes que podem disputar no pleito de 2024. 

A gestão de JHC é aprovada por 76,9% dos eleitores de Maceió. Em abril, a mesma Paraná já apontava o alto índice de aprovação, eram 74,1%. Entre os mais jovens (16 a 24 anos) o pré-candidato do PL tem maior aprovação (84,1%).

A jovialidade e interação nas mídias sociais são fatores que colaboram para essa popularidade, apontam observadores do cenário político local. 

Em 2020, JHC foi eleito pelo PSB e recentemente migrou para o PL, partido de Bolsonaro. Conforme apurado pelo Blog de Jamildo, mesmo representando um eleitorado mais conservador e à direita, a opinião do ex-socialista não fica muito clara quanto ao governo do presidente Lula (PT), que mantém uma relação respeitosa e de “afagos”, apontam.

Em todos os quatro cenários avaliados pela Paraná, JHC ganharia com folga caso as eleições fossem hoje.

Outro nome que aparece em segundo lugar no primeiro cenário da estimulada é o do deputado federal Alfredo Gaspar, do União Brasil, com 14,9%. 

No segundo cenário, o segundo nome é o de Davi Davino Filho (PP), com 15,7%. No terceiro cenário, novamente o nome de Alfredo Gaspar (UB), surge na disputa, dessa vez com 19,0%. Já no quarto e último cenário da estimulada, Rafael Brito (MDB), aparece com 7,1%.

Conforme apurado pelo Blog, o PT não terá candidatura própria na cidade, mas negocia acordos com o MDB para apoiar a candidatura de Rafael Brito no pleito.

Pior cabo eleitoral em Maceió (AL)

Foto do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ao centro - Mário Agra / Câmara dos Deputados

 

O pior cabo eleitoral é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), com 54,7% afirmando que jamais votariam, seguido do ex-governador Renan Filho, com 51,6% e do presidente Lula (PT), com 50,1%.

A mesma pesquisa aponta que o impacto do apoio de Jair Bolsonaro é grande. 29,7% afirmaram votar com certeza no candidato apoiado pelo ex-presidente. Maceió foi a única capital do Nordeste onde Bolsonaro ganhou na última eleição.

Mas, o apoio de Lula também tem um impacto equivalente. 24,9% afirmaram votar com certeza no candidato apoiado pelo petista. Em Maceió, o governo de Lula é aprovado por 48,8%, com popularidade maior do público feminino (51,5%) e entre as pessoas de 60 anos ou mais (57,7%).

Metodologia da Pesquisa

Os dados foram coletados entre os dias 20 e 25 de junho de 2024. Foram ouvidas 680 eleitores; o nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º AL-02718/2024 para o cargo de Prefeito.

Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).

Eleições 2024 JHC Maceió

Leia também

Eleições 2024: Cabo de Santo Agostinho comemora avanços na Saúde


Eleições 2024: Associação global de coaches se posiciona sobre Pablo Marçal


Eleições 2024: Saiba mais sobre a corrida eleitoral em Salvador