Yan Lucca | Publicado em 03/09/2024, às 17h29
Nesta terça-feira (03), o ex-prefeito e candidato na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), participou da série de sabatinas do Jamildo.com com os nomes que disputam em Jaboatão dos Guararapes.
Além de Elias, também vão participar das entrevistas, o vereador Daniel Alves (Avante) e a deputada federal Clarissa Técio (PP) no decorrer da semana.
A série de entrevistas tem em vista apresentar aos leitores e internautas as propostas de cada candidato em seus respectivos municípios. Na semana passada, a coluna eletrônica recebeu os principais nomes que concorrem à Prefeitura do Recife.
A entrevista ocorreu pelo perfil do Instagram do site (@blogdojamildo) em formato de transmissão ao vivo às 16 horas.
Candidato com uma longa trajetória na vida pública, Elias Gomes já foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes. Sua gestão foi marcada por significativos projetos de infraestrutura e saúde, destacando-se a criação da Maternidade Rita Barradas, que se tornou-se uma referência no município.
Elias também já passou por diferentes partidos, como o MDB. Durante a sabatina com Jamildo Melo, o candidato afirmou que sua candidatura é para reconstruir a cidade, que, em sua visão, está "caminhando para trás".
Questionado sobre assuntos mais gerais, como a suspensão do X (ex Twitter) no Brasil e as eleições na Venezuela, Elias afirmou que a perda de um instrumento de comunicação não é positiva, mas que deve ser cumprida a legislação brasileira. Indo de encontro com alguns correligionários do seu espectro ideológico, Elias disse, sobre a Venezuela, que tem uma posição divergente da do PT.
"O PT soltou uma nota defendendo a legitimidade das eleições na Venezuela e eu me posicionei através das redes sociais, de blogs, de que eu acho que essa história está mal contada na Venezuela", afirmou o candidato.
Provocado pelo jornalista Jamildo Melo sobre o motivo de buscar mais um mandato no executivo, Elias Gomes afirmou que está "além do seu tempo" e com um programa de governo pensado para o futuro da cidade.
Durante sua participação, Elias foi questionado sobre seu posicionamento a respeito das falas do atual prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PT), durante sabatina na Rádio Folha de Pernambuco, onde Mano afirmou que o "autismo entrou em moda agora. Entrou, na verdade, quero dizer no sentido da discussão e do diagnóstico".
"Ultimamente tenho ouvido dezenas de mães atípicas... Quero dizer que não justifica o prefeito tenha dito que pela primeira vez tratou desse assunto, que é assunto do cotidiano. São pessoas que estão há dois, três anos a procura de um neuropediatra para obter um laudo. São pessoas que estão sofrendo nas escolas, nas unidades de saúde, sem que o prefeito tenha colocado o assunto na sua pauta", disse o candidato do PT ressaltando que Mano Medeiros foi "infeliz" e que deveria pedir desculpas aos jaboatonenses.
Questionado por um internauta pelo centro da cidade de Jaboatão, Elias disse que planeja revitalizar o centro de Jaboatão e chegou a citar o Recife como uma case - modelo - a ser seguido. Sobre mobilidade, Elias afirmou que planeja melhorar o trânsito da cidade e dos arredores do mercado público de Cavaleiro, considerando as necessidades dos pedestres e interesses dos ambulantes.
Sobre armar a Guarda Municipal, Elias afirmou considerar o assunto complexo e disse que primeiro deve-se trabalhar com o eixo da prevenção e pontuou programas implementados em suas gestões no Cabo de Santo Agostinho e em Jaboatão. O candidato citou o programa "Jaboatão em Ordem", que segundo o mesmo, reduziu em 39% no número de homicídios na cidade.
Questionado por Jamildo sobre a pesquisa anunciada por Mano Medeiros em live, Elias afirmou que não tem uma candidatura baseada em pesquisa. "Ela [pesquisa] é suspeita por si só e isso demonstra a insegurança do prefeito". Confira o vídeo postado nas redes sociais de Elias:
Sobre a saúde, Elias afirmou que se eventualmente ganhar a eleição para prefeito, fará questão, no ato de transição, de licitar medicamentos para suprir as demandas atuais.
Sobre ter Lula como um "padrinho", Elias disse ser um candidato que uniu um conjunto de forças políticas independente de espectros ideológicos. "Eu não quero ser prefeito apenas para o eleitor do PT, nem quero governar contra eleitor de Bolsonaro", afirmou.
O mesmo se dá na relação com a governadora Raquel Lyra, que apoia Mano Medeiros, seu concorrente, em Jaboatão. Elias disse ter um bom relacionamento com a governadora e com seu pai e afirmou estar disposto para a construção de ações conjuntas e diálogos abertos com o executivo estadual. Acompanhe a entrevista na íntegra pelo Instagram:
Na quarta-feira (04), o convidado para sabatina do Jamildo.com é o vereador Daniel Alves (AVANTE). A transmissão começa às 16 horas. Os internautas que desejarem perguntar para Daniel podem apresentar seus questionamentos na caixinha de perguntas que consta nos stories.
Como em Jaboatão dos Guararapes há apenas quatro candidatos, todos os políticos registrados foram chamados para sabatina.
Veja a programação a seguir da sabatina:
Eleições 2024: Mano Medeiros é o primeiro candidato de Jaboatão em sabatina do Jamildo.com
Eleições 2024: Jamildo.com realiza sabatina com candidatos à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Mano Medeiros se afasta de Bolsonaro em Jaboatão: Estratégia para reeleição?