Eleições 2024: disputa em Fortaleza mostra atual prefeito em segundo lugar; veja números

Cynara Maíra | Publicado em 17/07/2024, às 07h49

Prefeito de Fortaleza, José Sarto, fica em 2º lugar na disputa pela reeleição em Fortaleza - PDT
COMPARTILHE:

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na terça-feira (16) um novo levantamento sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará. Os dados da pesquisa demonstram desvantagem para o atual prefeito, José Sarto (PDT). 

Números da Pesquisa em Fortaleza

Quem lidera o levantamento na cidade é o ex-candidato ao governo do Ceará Capitão Wagner (União Brasil), que perdeu as eleições de 2022 contra Elmano de Freitas (PT). Wagner detém 33% das intenções de voto.

A pesquisa coloca Sarto na segunda colocação, com 14,7 pontos abaixo do pré-candidato do União Brasil, ao atingir 18,3% na análise da Paraná Pesquisas

O atual prefeito também empata tecnicamente com o deputado federal André Fernandes (PL-CE), o candidato oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). André chega aos 15,1%, com apenas 3,2% de diferença para José Sarto. 

Ainda empatado tecnicamente com André Fernandes está o deputado estadual do PT Evandro Leitão, que tem 9,4% das intenções de voto no levantamento. 

O último candidato com mais de 1% é o senador Eduardo Girão (Novo), que está com 5,5% e também sofre empate técnico com Evandro Leitão. 

Abaixo dos 1% estão o sindicalista Zé Batista (PSTU), com 0,9%, e o produtor cultural Técio Nunes (PSOL), com 0,4%. 

Neste cenário de muitos números aproximados, apenas Capitão Wagner consegue se posicionar com folga em uma posição.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores de Fortaleza entre os dias 12 e 15 de julho. O levantamento detém margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%. A análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir do número n.º
CE-03672/2024. 

Novos ares em disputa no Ceará

Essa situação representa uma mudança no Ceará, que tende a favorecer candidaturas mais alinhadas à esquerda, principalmente vinculadas com os irmãos Gomes.

Com Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PSB) brigados desde as eleições de 2022 por conflitos sobre um apoio à candidatura do presidente Lula (PT) e decisões do PDT, a sigla perde a força, mesmo no Ceará, seu principal colégio eleitoral. 

A racha também fez com que o PDT perdesse prefeituras do estado, já que Cid conseguiu convencer em fevereiro desse ano 38 prefeitos a mudar para o PSB com ele.

O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog do Jamildo no Jornal do Commercio (JC).

Eleições 2024 Ceará ciro gomes

Leia também

328º Festa de Nossa Senhora do Carmo reuniu milhares de fieis e devotos


Oposição não dá trégua ao governo Raquel, mesmo após sinal verde para convocação extraordinária


Eleições 2024: Izabel Urquiza vai a São Paulo com foco em articulação e propostas para Olinda