Yan Lucca | Publicado em 07/09/2024, às 12h04
Nesta sexa-feira, a Frete Popular, do candidato à reeleição João Campos (PSB) veiculou o seu primeiro direito de resposta após fake news de Daniel Coelho sobre habitação no Recife e não para por aí.
Após uma semana de veiculação da propaganda eleitoral, a campanha de João Campos está tendo que lidar com algumas acusações por parte de seus adversários. Habitação e a polêmica das creches tem sido os assuntos mais abordados nas campanhas de Daniel Coelho (PSD) e de Gilson Machado (PL).
Gilson, que inclusive disse estar preparando uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar supostos abusos de poder político que estejam afetando a "integridade do processo eleitoral", afirmou estar sendo censurado.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Em suas redes sociais, o candidato de Bolsonaro está divulgando vídeos e materiais apontando a suposta censura. A nova derrota do liberal veio neste fim de semana, com a justiça eleitoral, acatando um pedido da Frente Popular do Recife, determinando que a campanha suspenda as informações tidas como “difamatórias, caluniosas e inverídicas” sobre a gestão das creches da cidade.
A medida abrange os conteúdos divulgados entre os dias 4 e 5 de setembro no guia eleitoral do candidato, além de inserções de TV e rádio, bem como da internet, com a proibição de impulsionamento de vídeos com esse teor nas redes sociais. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar até R$ 25 mil.
No entendimento da Justiça, o objetivo da propaganda eleitoral "é o debate de ideias e apresentação de propostas pelos candidatos, não se podendo prestar informações para divulgar fatos inverídicos ou não comprovados”.
Com esta, a Frente Popular já soma dez vitórias contra a divulgação das supostas "fake news" de Gilson Machado sobre a gestão das creches da cidade em pouco mais de uma semana.
Nos processos, a coligação liderada pelo PSB afirma que a propaganda eleitoral impugnada é, “além de caluniosa e difamatória, completamente distorcida da situação fática”, imputa “a prática de crime e de abuso de poder ao atual gestor municipal sem que haja qualquer respaldo” e “dissemina informações enganosas” para “manipular as percepções dos eleitores”.
A semana terminou com a divulgação de uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa sobre as eleições de 2024 no Recife. João Campos (PSB) lidera com 77,3% das intenções de voto, seguido por Gilson Machado (PL) com 5,4%, Daniel Coelho (PSD) com 3,9% e Dani Portela com 1,8%. Os números são semelhantes aos divulgados pelo Datafolha no dia anterior.
No Recife, as eleições 2024 podem ser resolvidas no 1º turno, aponta Paraná Pesquisa
Eleições 2024: Jamildo.com inicia sabatinas com candidatos à Prefeitura de Olinda
Aliado de Gilson Machado é punido por impulsionar vídeo contra gestão João Campos