Eleições 2024: Datafolha lança primeira pesquisa sobre disputa no Recife após início de campanha

Cynara Maíra | Publicado em 19/08/2024, às 07h55

Da esquerda para direita João Campos (PSB), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Gilson Machado (PL), Simone Fontana (PSTU). Esses são os candidatos para Prefeitura do Recife - Montagem jamildo.com
COMPARTILHE:

A Pesquisa Datafolha, do jornal Folha de São Paulo em parceria com a TV Globo, lançará na quarta-feira (22) o primeiro levantamento sobre as eleições 2024 no Recife após o início da campanha eleitoral na cidade. 

A análise irá definir o cenário inicial do período eleitoral na capital pernambucana. O período de campanha começou oficialmente na última sexta-feira (16). Além do Recife, também serão divulgadas pesquisas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. 

O Datafolha já realizou uma pesquisa sobre as eleições municipais no Recife em 2024. Em 8 de julho, o instituto lançou um levantamento que apontou uma larga vantagem para o atual prefeito da cidade, João Campos (PSB). 

Na pesquisa, João Campos conseguiu 75% das intenções de voto, em ampla vantagem na cidade. Em seguida, vinham: 

O levantamento anterior também mostrou que João Campos era conhecido por 100% dos entrevistados no Recife, enquanto Gilson Machado e Simone Fontana foram os menos conhecidos, com 35% a afirmar que conhecia o ex-ministro do Turismo e 27% a sindicalista. 

Com relação à avaliação dos eleitores recifenses sobre a gestão do atual prefeito. 69% afirmou que considerava a administração de João Campos "ótima e boa", 24% declarou ser regular e 6% apontou como "ruim ou péssima". 1% não soube responder.

"João Campos nada de braçada", afirma jornal

Sobre os cenários na disputa, a pesquisa Datafolha deve manter João Campos na liderança. Uma análise de dados do Datafolha desde 2004, feita pela coluna "Pulso" do jornal O Globo, afirma que o prefeito do Recife "nada de braçada" em popularidade.

Como gestões com avaliações mais amenas (confira os números na tabela abaixo) conseguiram a reeleição, os dados estariam a favor do atual prefeito do Recife, que atingiu patamares inéditos na cidade esse século.

O recorte dos dados do Datafolha desde 2004 mostra que João Campos atingiu os melhores índices de popularidade no Recife desde 2004 ao ultrapassar a gestão de João Paulo (PT) em setembro de 2008, que detinha 54% de avaliações "ótimo e bom". 

Em um fato curioso, enquanto liderava com melhor avaliação, a gestão de João Paulo em seu segundo mandato teve os piores números em 2012, com apenas 24% de "ótimo e bom", 35% "ruim e péssimo" e 37% "regular". 

João Campos Eleições 2024 pesquisa

Leia também

Morre Silvio Santos, ícone da TV brasileira; confira reação dos políticos


Pacote de reforma das delegacias deve ficar pronto neste segundo semestre


Voto de Cajado: evangélicos se dividem na eleição do Recife