Yan Lucca | Publicado em 14/09/2024, às 13h03
Mesmo com uma larga vantagem sob seus adversários conforme as pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos dias e com a possibilidade de ter uma eleição de um único turno, o prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos enfrenta ataques de todos os lados.
Sem trégua, os concorrentes se engalfinham para tentar polarizar com João Campos, que pontuou 76% na última pesquisa Quaest. Os números são positivos para o socialista, que adota um tom "Peace and Love", até mesmo em suas inserções no rádio e na TV, enquanto seus adversários optam por um tom mais crítico à gestão do PSB.
Mesmo os números favoráveis ao João, até o dia da eleição existe uma estrade que deve ser percorrida. Na internet, por exemplo, os debates estão sendo cobrados por um eleitorado ávido por um conflito mais direto entre os nomes que pleiteiam o executivo municipal. Resta saber se o socialista participará.
Na manhã deste sábado (14), João Campos participou de uma caminhada em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife. Durante seu discurso, o socialista pontuou as entregas de sua gestão e incentivou sua militância a seguir uma campanha cada vez "mais propositiva" como resposta aos adversários.
João Campos falou do amor que sente pelo Recife e que este sentimento norteia seu trabalho. "Venho aqui dizer que estou mais animado do que nunca pra gente botar para moer pelo Recife. A gente vai seguir trabalhando e fazendo o bom combate, a luta em favor do Recife. Deixa o aperreio, o ódio, a mágoa para os adversários, que não têm o que mostrar para o Recife. Esse ódio, rancor, mágoa, agressão, isso faz mal para quem tem. No meu coração só tem amor, e eu vou dar muito amor ao Recife”, afirmou na ocasião.
No início de todo o processo, o debate girava em torno do nome que estaria na chapa de João Campos, uma vez que os ventos sopram para a possibilidade de João sair candidato ao governo do estado em 2026, apontam observadores do cenário político local.
Porém, até então, parece que o assunto 'Victor Marques' em questão deixou de ter importância para seus adversários, que preferem apostar numa abordagem mais contundente sobre a questão das creches, por exemplo, que rendeu a suspensão do guia eleitoral de Gilson Machado por 48h.
De todas as formas, o que se observa no Recife, segundo a pesquisa, é um eleitorado cada vez mais decidido. Conforme relatório da Bites, "Campos é o maior agente digital da esquerda brasileira dentro da Internet".
Eleições 2024: divisão do Fundo Eleitoral causa treta no PL de Pernambuco
Eleições 2024: Datafolha aponta elevada rejeição a Bolsonaro em Caruaru
Eleições 2024: Vinicius Castello é último convidado em sabatina do Jamildo.com com candidatos em Olinda