Cynara Maíra | Publicado em 17/03/2025, às 15h45 - Atualizado às 17h14
Únicos adversários na disputa pela Prefeitura de Goiana, o prefeito interino Eduardo Batista (Avante) e o ex-vice-prefeito Marcílio Régio (PP) farão suas convocações partidárias no mesmo dia.
Com uma diferença de pouco mais de uma hora, as convenções do Avante e do PP serão nesta segunda-feira (17).
Até o momento, apenas Marcílio e Eduardo se manifestaram como possíveis candidatos para o pleito. Ambos os políticos apoiaram o nome de Eduardo Honório (União Brasil) na eleição regular de 2024, mas o ex-prefeito escolheu apoiar seu ex-vice-prefeito para o cargo.
Como candidato a vice, Eduardo Batista indicou o vereador Pedro Henrique (Republicanos), enquanto Marcílio manteve o nome de Lícia Maciel (PT), a ex-candidata a vice de Honório.
A convenção de Eduardo Batista começa às 17h, enquanto de Marcílio será às 18h11.
O período de propaganda eleitoral começa na próxima terça-feira (25), enquanto a votação será em 04 de maio. O novo prefeito da cidade deverá ser diplomado em 02 de junho, onde ficará até 31 de dezembro de 2028.
O grupo de Eduardo Batista tinha solicitado para Justiça Eleitoral o adiamento da eleição suplementar para 8 de junho, com o argumento de que o Carnaval dificultou o processo. Como presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Batista ficou como prefeito de Goiana.
Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) rejeitou o pedido, com o argumento de que o processo já teria se iniciado e que o cronograma tinha base em outras eleições suplementares.
A eleição complementar em Goiana ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de candidatura de Eduardo Honório por entender como uma tentativa de terceiro mandato consecutivo.
Isso porque o político assumiu como líder do Executivo após o titular de sua chapa, Oswaldo Rabêlo, sair do cargo por problemas de saúde. Na eleição seguinte, em 2020, Honório venceu a disputa pela Prefeitura.
Zeca Cavalcanti diz que Raquel sabe a hora de virar a chave e colocar pé no acelerador
Prefeitura do Recife inicia programa de escuta popular para construção de políticas públicas
Teresa Leitão garante: só um palanque terá o apoio de Lula no confronto pelo Governo de PE em 2026