Ana Luiza Melo | Publicado em 29/09/2025, às 14h42
Após uma série de idas e vindas, o deputado estadual Diogo Moraes foi confirmado na manhã desta segunda-feira (29) como o novo líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A decisão ocorreu durante uma reunião na sede estadual do partido.
A escolha de Moraes foi oficializada com a maioria dos votos da bancada e foi referendada pela Executiva estadual da legenda.
O novo líder recebeu dois votos: o seu próprio e o do deputado Álvaro Porto. A disputa pelo posto contou com a deputada Débora Almeida, que obteve apenas o seu voto. O deputado Izaías Régis não compareceu ao encontro.
Na mesma reunião, o PSDB decidiu que a legenda atuará de forma independente na Assembleia Legislativa, distanciando-se da base governista.
A única divergência em relação à posição do partido foi da deputada Débora Almeida, que optou por manter-se alinhada ao governo. Seu voto, no entanto, foi vencido pela maioria da bancada.
A movimentação interna do PSDB e a disputa pela liderança vinham sendo acompanhadas e noticiadas pelo Jamildo.com nas últimas semanas.
Na ocasião da votação, também foram definidas as participações de Moraes e Almeida nas Comissões da Casa. Diogo Moraes será membro titular das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e de Finanças, Orçamento e Tributação.
A deputada Débora Almeida será suplente dos mesmos colegiados. A mudança na liderança e o posicionamento por independência da terceira maior bancada da Alepe (4 membros) reconfigura as forças políticas no Legislativo estadual, podendo influenciar votações importantes de interesse do Governo de Pernambuco.
Em matéria assinada pela repórter Cínara Maíra, do site Jamildo.com, noticiamos que o centro da questão é a divisão na bancada tucana. De um lado, Álvaro Porto e Diogo Moraes atuam na oposição. Do outro, Débora Almeida e o deputado Izaías Régis permanecem na base governista.
A estratégia de filiar deputados do PSB para alterar o posicionamento de bancadas não se limitou ao PSDB. No PRD, a manobra levou Júnior Matuto à liderança do bloco de oposição. Já no MDB, a executiva também decidiu pela oposição, mas uma ordem judicial manteve o governista Jarbas Filho como líder.
Saeb 2025: municípios de Pernambuco alertados sobre prazos para avaliação
Confiança na economia avança, mas maioria vê cenário estagnado aponta pesquisa Pulso Brasil
Recife é 1ª capital do NE escolhida para campanha global “Informar Mulheres, Transformar Vidas”