Plantão Jamildo.com | Publicado em 08/09/2025, às 16h50
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) está em viagem oficial à França para apresentar a carteira de concessões a investidores e ampliar o diálogo com autoridades francesas e representantes do setor produtivo europeu.
A agenda do ministro prevê encontros voltados a promover o Brasil como destino de investimentos em portos e aeroportos. O ministro também fará uma palestra sobre o ambiente de negócios brasileiro, destacando oportunidades em concessões e investimentos em transporte e logística.
“O Brasil vive um novo momento de confiança e estabilidade institucional. Sob a liderança do presidente Lula, estamos trabalhando para construir uma infraestrutura moderna, sustentável e integrada. A França é um parceiro estratégico nesse processo, e queremos ampliar essa relação com investimentos que gerem empregos e desenvolvimento”, declarou Silvio Costa Filho.
Durante a missão, estão previstas reuniões com representantes da companhia aérea Air France e do grupo TIL (Terminal Investment Limited), ligado à MSC, um dos maiores operadores portuários do mundo. Entre os temas estão a possibilidade de aportes em projetos de concessão e modernização da infraestrutura logística, além da ampliação de rotas aéreas entre os dois países.
O ministro visitará ainda o Porto de Marseille, um dos principais da Europa, para conhecer iniciativas voltadas a inovação, sustentabilidade e eficiência que possam servir de referência ao contexto brasileiro.
Desde que assumiu a pasta, em 2023, Silvio Costa Filho tem conduzido o programa de concessões do governo federal. Em entrevista ao PodJá - podcast do Jamildo, defendeu a concessão do Metrô do Recife e outros setores. "Sou um defensor das concessões no Brasil", afirmou o ministro.
Segundo ele, que é pré-candidato ao Senado por Pernambuco numa possível chapa com João Campos (PSB) ao governo e do presidente Lula à reeleição, o Estado deve priorizar áreas como saúde, educação e segurança pública, enquanto setores como portos, aeroportos e transporte metroviário ficariam sob responsabilidade da iniciativa privada.
Sob o comando de Silvinho, o Porto de Itajaí, no estado de Santa Catarina, avançou nas tratativas sobre a concessão do canal de acesso ao complexo. O porto teve as atividades paralisadas em 2022, quando entrou no programa de privatização do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em dezembro de 2023, o porto teve o contrato provisório assinado; possibilitando, assim, a retomada das atividades.
Outro projeto de concessão à iniciativa privada é o Porto de Santos, que teve os primeiros passos para a privatização ainda sob governo Bolsonaro. Já com Silvio Costa Filho como ministro, na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciado o projeto de licitação do canal de acesso ao complexo portuário no litoral de São Paulo, com previsão de investimento de R$ 6,54 bilhões e leilão para ser realizado ainda neste ano.
De acordo com o Ministério de Portos (MPor), o ato autorizando a abertura do processo de concessão foi enviado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em junho, para a realização da consulta e audiência pública.
Silvio Costa Filho une governo Lula e Tarcísio em leilão do túnel Santos–Guarujá
Presidente Lula lança pacote de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais
Silvio Costa Filho e Raquel Lyra assinam ordem de serviço para dragagem no Porto de Suape