Ana Luiza Melo | Publicado em 28/08/2025, às 15h03
Nesta quarta-feira, 27 de agosto de 2025, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou em suas redes sociais que foi diagnosticada com câncer de mama “há cerca de um mês”. No X (antigo Twitter), ela afirmou:
“Venho aqui contar para vocês que, há cerca de um mês, recebi diagnóstico de câncer na mama. E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente.”
Durante a instalação de uma subcomissão no Senado destinada a debater a prevenção e o tratamento contra o câncer, Damares também deu mais detalhes: o diagnóstico foi realizado em 18 de julho; em apenas 18 dias conseguiu realizar biópsias, ressonâncias e demais exames necessários, culminando na cirurgia no 31 de julho. E já cinco dias após o procedimento, no 4 de agosto, voltou ao trabalho normalmente. Em publicação posterior, acrescentou:
"Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações.”
A parlamentar garantiu que, apesar do tratamento, não pretende abrir mão de suas atividades:
“Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal.”
Segundo o Observatório do Câncer do A.C. Camargo Cancer Center, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil. Quando detectado em fases iniciais, as chances de cura podem chegar a 97%. Especialistas reforçam que a mamografia e autoexame ainda são as formas mais eficientes de rastrear a doença em estágios precoces, aumentando dramaticamente a taxa de sobrevida.
Na véspera do anúncio, na terça-feira (26), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a concessão do Título de Cidadã Pernambucana à senadora Damares Alves, por iniciativa do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP).
Durante a votação, o parlamentar ressaltou que Damares construiu sua trajetória pública baseada em valores que refletem a identidade do povo pernambucano. Ele destacou sua atuação em defesa da infância, da família e da dignidade humana, princípios que, segundo ele, justificam a homenagem.
Nascida no Paraná, mas com origem pernambucana por parte do pai, Damares sempre manteve laços com o Nordeste. À frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, visitou Pernambuco em diferentes ocasiões, firmando parcerias no enfrentamento à violência contra a mulher, lançando campanhas durante a pandemia e fortalecendo a rede de proteção às mulheres.
Mirella Almeida se encontra com Teresa Leitão e Fernando Dueire em busca de investimentos para Olinda
Amupe reúne prefeitos em assembleia extraordinária no Recife
Associação de jogos e loterias quer regulamentação de influenciadores contra mercado ilegal de apostas