Conselho do Parque Dois Irmãos critica Raquel por exoneração de gerente em troca de nome político

Cynara Maíra | Publicado em 09/01/2025, às 09h15

Mudança no Parque Dois Irmãos para abrigar aliança política não agradou conselho consultivo do local - Pedro Caldas/Semas
COMPARTILHE:

Servidores e demais representantes do Conselho Gestor do Parque Estadual Dois Irmãos começaram uma mobilização, com abaixo assinado e carta para Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), Ana Luiza Ferreira. 

A situação ocorre após a governadora Raquel Lyra (PSDB) exonerar na segunda-feira (06) a então Gerente Geral do Parque Estadual Dois Irmãos, Marina Falcão, para nomear Sávia Florêncio, esposa do recém-empossado deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade). 

Conselho critica decisão de Raquel 

A movimentação política feita por Raquel para assegurar aliança com Wanderson, no entanto, não agradou o Conselho Consultivo do Parque Dois Irmãos. 

Na carta e abaixo assinado que pedem que as decisões de Raquel Lyra sobre o parque nesta semana sejam revogadas, o grupo cita que recebeu com "surpresa e completo descontentamento" a exoneração de Marina Falcão.

Grupo cita falta de compromisso com preservação ambiental

Os representantes consultivos afirmam que a decisão de exonerar a gerente não teria passado pelo Conselho e também não estaria centrada em manter uma equipe com conhecimento técnico e identificação com o local

"Esta comunidade se sente decepcionada com a ausência de diálogo sobre o afastamento não justificado de uma pessoa tecnicamente preparada, com conhecimento da realidade do Parque, e em seu lugar indicado alguém que não reúne experiência e formação na área", cita a carta ao citar Sávia Florêncio. 

O Conselho relata que como servidora do Parque desde 2009, com expertise como bióloga e mestre em ecologia, não haveria razões para exonerar Marina Falcão de um cargo de liderança importante dentro do Parque para colocar Sávia, que é jornalista

Além de pontuarem como antidemocrático a demissão de uma funcionária em alto cargo no Parque sem diálogo com o Conselho Consultivo, o grupo cita que a decisão mostra "falta de compromisso com o meio ambiente", pelo papel de preservação que há no local. 

Sobre o caso, o site Jamildo.com questionou a Secretaria de Governo, a Secretaria de Administração e a Semas sobre a exoneração. Essa matéria será atualizada quando houver um retorno sobre o tema. 

Raquel Lyra Meio ambiente parque dois irmãos

Leia também

Lula deve "roubar" nomes da equipe de João Campos em nova Secom do Governo


Raquel e João Campos 'duelam' até por investimentos em local de tragédia


TRF-1 autoriza publicação de diretrizes para aborto legal em menores vítimas de violência sexual