Chico Kiko quer processar Eduardo Moura após vereador fazer sinal de "chifre" na cabeça do socialista

Cynara Maíra | Publicado em 11/02/2026, às 09h44 - Atualizado às 09h49

- Reprodução TV CÂMARA
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O vereador Chico Kiko (PSB) anunciou que processará judicialmente o vereador Eduardo Moura (Novo) por suposta agressão moral.

O socialista também formalizará uma denúncia no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Recife. A decisão decorre de um episódio durante a sessão plenária de terça-feira (10).

Chico Kiko acusa Moura de fazer um gesto com os dedos, insinuando "chifres", enquanto ele se posicionava próximo ao microfone de apartes. O ato ocorreu no momento em que a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) discursava na tribuna sobre a adesão ao pedido de CPI para investigar o concurso da Procuradoria-Geral do Município.

Imagens da transmissão oficial da Câmara mostram Eduardo Moura sentado atrás de Chico Kiko. O vereador do Novo ergue a mão esquerda e faz o gesto conhecido como "símbolo do rock" ou "chifres" próximo à cabeça do colega, enquanto ri e interage com outros parlamentares da bancada de oposição.

Veja o momento: 

A Reação de Chico Kiko

Em nota enviada à imprensa, Chico Kiko classificou a atitude como desrespeitosa e desqualificada. O parlamentar afirmou que o gesto ofendeu não apenas a sua trajetória política, mas também a sua família.

"Diariamente ele senta na cadeira ao lado do microfone de apartes, para aparecer no telão e nas redes sociais, e fica gesticulando e debochando de todos os vereadores da situação. Mas hoje passou dos limites. Mais do que uma ofensa à minha trajetória, ele ofendeu minha esposa, uma cidadã de 65 anos, mãe, avó, que merece respeito. Estou indignado e vou tomar todas as medidas cabíveis", declarou Chico Kiko.

O vereador do PSB afirmou que a representação no Conselho de Ética pode levar à perda do mandato de Eduardo Moura por quebra de decoro parlamentar.

O Jamildo.com procurou a assessoria do vereador Eduardo Moura para comentar o caso. A matéria será atualizada assim que houver um retorno.

 Eduardo Moura é autor do pedido de impeachment contra o prefeito João Campos (PSB), rejeitado na semana passada, e um dos principais críticos da gestão municipal. Chico Kiko integra a base governista e exerce seu terceiro mandato no Legislativo.

Eduardo Moura pede desculpas após gesto

O vereador Eduardo Moura afirmou que não teve a intenção de ofender, de forma pessoal ou profissional, qualquer integrante da Câmara do Recife, mas reconheceu que o gesto feito durante sessão plenária foi inadequado para o exercício do mandato e para a Casa José Mariano.

Em nota, o parlamentar disse que sempre manteve postura respeitosa com os colegas e com a população, ainda que faça críticas à gestão municipal. Segundo ele, o episódio ocorreu enquanto acompanhava um aparte do líder do governo na Câmara, Rinaldo Júnior (PSB), momento em que concordava e discordava de trechos do discurso.

Moura relatou que, devido à posição que ocupa no plenário, suas reações costumam ser captadas pelas câmeras de transmissão. De acordo com a versão apresentada, ao perceber manifestações de discordância, Rinaldo Júnior teria iniciado uma brincadeira ao posicionar o celular para cobrir a imagem do vereador. Moura afirmou que respondeu “em tom de brincadeira, fazendo gestos geralmente feitos em fotos”.

eduardo moura Chico Kiko

Leia também

Governo Raquel terá valor recorde para investimentos em ano de reeleição


Com foco no Carnaval, governo Raquel Lyra entrega rotas turísticas requalificadas no Litoral de Pernambuco


Associação de Polícia Científica de PE discorda de decisão do TJPE; SDS se pronuncia