Aprovação de Lula sobe após embate com Trump. Veja os números da pesquisa Quaest

Jamildo Melo | Publicado em 16/07/2025, às 10h42

Eduardo Bolsonaro com Trump e Jair Bolsonaro, nos Estados Unidos, antes do tarifaço contra o Brasil - Reprodução Instagram
COMPARTILHE:

A nova rodada da pesquisa Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, traz um dado surpreendente: a aprovação do governo Lula voltou a subir e o principal gatilho para essa mudança foi o confronto direto com Donald Trump.

O levantamento mostra como esse episódio impactou a opinião pública, especialmente entre os brasileiros com renda média e ensino superior completo.

Os efeitos vão além da política internacional: o relatório também mostra mudanças importantes na percepção da economia, do custo de vida e da atuação do Congresso Nacional.

A pesquisa mostrou que o enfrentamento com Trump ajuda o governo Lula a melhorar sua popularidade. A diferença entre desaprovação e aprovação que era de -17 em maio, foi para -10 em julho.

Alguns dos destaques

Nesta terça-feira, no plano nacional, outra pesquisa da Atlas já havia notado o mesmo comportamento da opinião pública do Brasil, em reação à chantagem do atual presidente americano.

Realizada entre 11 e 13 de julho de 2025, a pesquisa revelou que 62,2% dos brasileiros consideram injustificada a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

A medida teve impacto direto na percepção pública:

Sobre os motivos atribuídos ao tarifaço

A pesquisa também mostrou que 60,2% aprovam a política externa de Lula, e 61,1% acreditam que ele representa melhor o Brasil internacionalmente do que Bolsonaro.

Lula Trump tarifaço

Leia também

Tarifaço de Trump impulsiona popularidade de Lula


Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio de Freitas após governador conversar com empresários sobre tarifaço


Ricardo Leitão: Parelha nefasta contra o Brasil