Antônio Campos relembra acidente de Eduardo Campos: "Não desisti na apuração"

Yan Lucca | Publicado em 13/08/2024, às 16h31

Nesta terça-feira, completam-se 10 anos da morte de Eduardo Campos - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (13/8), completam-se 10 anos da morte de Eduardo Campos, após um trágico acidente aéreo em Santos, litoral de São Paulo. Eduardo cumpria agenda enquanto presidenciável no pleito daquele ano.

Neto de Arraes e governador de Pernambuco por dois mandatos, Eduardo Campos completaria 59 anos no último sábado (10). A gestão Campos foi responsável por implementar políticas que renderam o posto de governador bem mais votado em 2010, obtendo 82,83% dos votos válidos em sua reeleição ao executivo estadual.

Seu irmão, Antônio Campos, foi um dos que prestaram homenagem ao socialista. Antônio visitou o túmulo de seu irmão e do seu avô, Miguel Arraes, no cemitério de Santo Amaro, área central do Recife. Na ocasião, o advogado relembrou o acidente aéreo, afirmando não ter desistido de encontrar um esclarecimento sobre a causa do acidente. “Não desisti da apuração da real causa do acidente aéreo de Eduardo, tendo ação ainda em curso", afirmou.

Antônio encabeça uma campanha ao lado da sua mãe, Ana Arraes, que solicitava que o inquérito que investiga o acidente fosse desarquivado, porém sem sucesso, devido à "ausência de novos elementos que alterem o que já foi apurado".

Atualmente a família busca a execução de uma perícia de produção de provas, objetivando encontrar evidências para justificar a reabertura do caso. Em entrevista ao Diário de Pernambuco, Antônio afirmou que "muita coisa foi guardada, inclusive as peças do avião".

Durante a visita ao túmulo do irmão, Antônio Campos comentou sobre o projeto político de Eduardo Campos enquanto presidenciável. "A candidatura a Presidência de Eduardo simbolizava um projeto de união nacional contra radicalismos políticos, que vem dividindo o Brasil", afirmou o advogado, que trabalhou como superintendente da Fundaj, no governo Bolsonaro.

Missa em memória de Eduardo Campos

Nesta terça-feira (13), foi realizada uma missa de 19 anos da morte de Miguel Arraes e 10 anos da morte de Eduardo Campos. O ato religioso ocorreu na Igreja de Casa Forte, Zona Norte do Recife. 

Participaram da missa, familiares, amigos, admirados e políticos. João Campos, atual prefeito do Recife e filho de Eduardo, afirmou que seu pai "era um bem-aventurado" por combater as desigualdades. 

Confira o comentário do jornalista Jamildo Melo, editor do Jamildo.com, sobre Eduardo Campos: 

PSB Miguel Arraes Eduardo Campos

Leia também

Eduardo Campos: autoridades homenageiam político em marco de aniversário e 10 anos de morte


Náutico cria comenda com nome do ex-governador e alvirrubro Eduardo Campos


Eduardo Campos recebe título in memoriam de cidadão paulistano