Cynara Maíra | Publicado em 14/10/2025, às 07h47 - Atualizado às 08h32
Horas antes de embarcar para uma missão internacional de 15 dias, a governadora Raquel Lyra (PSD) assina na manhã desta terça-feira (14) dois contratos de operações de crédito com o Banco do Brasil no valor total de R$ 1,4 bilhão.
As novas operações terão o objetivo de auxiliar ações prioritárias, com obras nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura.
No mesmo dia, a governadora também autorizará pacotes de ordens de serviço para os projetos que planeja acelerar as entregas. Deputados da base aliada devem acompanhar Raquel na solenidade que deve ocorrer após um café da manhã entre a gestora e os governistas.
As três movimentações de Raquel Lyra antes de sua viagem internacional estão interligadas, já que o investimento do Banco do Brasil ocorre após a instituição ter sido escolhida para grande parte da captação dos R$ 1,5 bilhão, autorizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após impasse entre governistas e oposição.
Com os recursos captados, a gestão deve iniciar a execução de projetos como a construção da Maternidade de Ouricuri, no Sertão do Araripe, o Arco Metropolitano e o novo Instituto de Medicina Legal (IML) de Garanhuns, além de intervenções em rodovias estaduais.
Com Raquel Lyra em viagem internacional por duas semanas, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) assume o cargo até o dia 28 de outubro.
Investimentos também são o foco de Raquel Lyra durante sua missão internacional. A comitiva do governo busca novas captações para o estado.
A primeira fase da ocorre na China, com uma agenda de uma semana nas cidades de Chengdu, Pequim e Xangai. No país, a governadora se encontrará com a ex-presidente Dilma Rouseff, atual presidente do Banco do Brics, para buscar investimentos para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Raquel e seus secretários também farão reuniões com empresários para negociar a venda de açúcar e frutas produzidas no Vale do São Francisco., logo após a perda de exportações pós-tarifaço dos Estados Unidos.
Na segunda parte da viagem, a governadora e sua equipe seguem por seis dias para a Dinamarca. A agenda no país europeu inclui visitas a empresas que já têm operações em Pernambuco, como a European Energy, que atua no setor de energia renovável, e a APM Terminals, que opera no Porto de Suape.
Acompanham a governadora na viagem os secretários Guilherme Cavalcanti, André Teixeira, Rodolfo Pinto e Dani Brito, além do presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
Para se ausentar do país por um período superior a 15 dias, Raquel Lyra solicitou autorização prévia à Alepe, conforme determina a Constituição Estadual.
Kari Santos questiona líder do Governo na porta da Compesa sobre concessão
Compesa implanta nova estação elevatória de esgoto no Recife
Com Temer e Sarney, MDB reúne lideranças em Brasília para discutir futuro político do país