Jamildo Melo | Publicado em 22/06/2024, às 13h02
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcello Gouveia, adiantou ao Blog de Jamildo que vai realizar, depois das eleições, um seminário especial reunindo os novos feitos eleitos. O foco é a capacitação dos novos gestores, de olho na busca de eficiência na prestação dos serviços nas cidades.
Em um segundo momento, já em 2025, será realizado um segundo seminário, desta vez voltado aos novos secretários indicados pelos novos gestores.
"Muitos chegam ao poder municipal sem entender como a máquina pública funciona e essa orientação é fundamental. Com toda humildade, eu te conto que eu vim da área de engenharia e precisei me preparar muito. Paudalho deu certo na gestão porque nós buscamos nos capacitar e escolhemos a equipe certa, montada com técnicoss em cada área. Quantos vão entrar com preparação?", explica o ex-oficial do Exército por cinco anos e agora gestor reconhecido.
O evento deve ser realizado em um hotel de Gravatá, por dois ou três dias, depois das eleições. O município é estratégico porque facilita a chegada de gestores do Agreste, bem como do interior e Região Metropolitana do Recife (RMR).
No primeiro módulo, além de conhecerem como a Amupe pode ser parceria nas gestões, os novos prefeitos terão aulas sobre Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), financiamento da máquina pública nas áreas de orçamento, saúde e educação, PPPs e até busca de receitas extras como iluminação pública, com técnicos da Neoenergia.
"As noções de administração pública podem ajudar a entender qual dinheiro eles podem gastar com o que, tendo o mínimo de entendimento do financiamento da coisa pública", afirmou. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os conselhos nacionais do governo federal terão participação como convidados nas palestras específicas.
Para quem está de saída, o TCE, por meio da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, disponibilizou uma série educativa com videoaulas destrinchando o “Manual de Encerramento e Transição de Mandato Municipal”. Os três episódios destacam as principais vedações legais para o último ano de mandato, além de abordar as regras de transição de mandato.