Jamildo Melo | Publicado em 21/07/2025, às 10h04 - Atualizado às 10h17
Até as 9h desta segunda-feira (21), o Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2025, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), registrava um investimento de R$ 306,3 milhões por 179 prefeituras na contratação de 3.498 artistas para a realização de 6.215 apresentações culturais. Em 2024, o montante foi de R$ 203,5 milhões, com 5.272 shows e 2.657 atrações.
A plataforma, que monitora os gastos públicos com festas juninas, permanecerá aberta até o final de julho, permitindo que os gestores municipais atualizem ou complementem as informações já disponíveis.
Das 179 prefeituras participantes, 131 declararam ter financiado os eventos exclusivamente com recursos do Governo do Estado. A adesão voluntária ao Painel reflete o compromisso com a transparência na gestão pública, como destaca o Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier.
Em sua segunda edição, o Painel obteve 100% de adesão das prefeituras pernambucanas, incluindo o Distrito de Fernando de Noronha. Segundo o MPPE, a iniciativa permite que a população acompanhe gastos com shows, contratações artísticas, arrecadação tributária e fontes de investimento nos festejos.
A edição de 2025 trouxe como novidade a incorporação de dados sobre arrecadação. De acordo com o Promotor de Justiça Hodir Flavio Guerra de Melo, o MPPE está articulando a criação de um fórum permanente para apoiar a estruturação da administração tributária nos municípios.
Conforme já informou o site Jamildo.com, o Painel conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), do Ministério Público de Contas e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), reforçando a atuação em conjunto pela eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Representantes das 184 prefeituras de Pernambuco e de Fernando de Noronha foram convidados para a cerimônia de entrega dos certificados pelo repasse voluntário de informações ao Painel. O evento acontece nesta segunda-feira (21), às 15h, no auditório principal da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), localizado na Ilha Joana Bezerra, região central do Recife.
Gestão de Gravatá nega promoção pessoal da primeira-dama no São João
TCE-PE emite alerta ao prefeito de Gravatá sobre promoção pessoal da primeira-dama no São João
Pré-candidatos ao Senado aproveitam São João para fortalecer presença política no interior de Pernambuco