Instituto promove doação de livros e participação de escritor pernambucano em El Salvador

Yan Lucca | Publicado em 03/12/2024, às 11h14 - Atualizado às 11h44

Confira detalhes sobre as oficinas - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O Instituto Brasil Solidário (IBS) está promovendo um Intercâmbio Cultural em El Salvador, destacando-se como parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário.

O evento, que vai acontecer nos dias 06 e 07 de dezembro na Biblioteca Nacional de El Salvador (BINAES) — considerada a mais moderna biblioteca da América Latina —, inclui a doação de acervo literário, oficinas de leitura e a participação do escritor pernambucano premiado, André Neves.

“A proposta que já percorreu ações no México, Colômbia e Chile, chega em El Salvador pelo segundo ano consecutivo, incluindo doação de acervo literário e formação de leitura na Biblioteca Nacional de El Salvador – BINAES, com participação do renomado escritor pernambucano André Neves”, destacou o IBS.

Visando valorizar a arte, a cultura e o incentivo à leitura, o IBS amplia sua atuação para além das fronteiras brasileiras. Além das oficinas e parcerias com embaixadas brasileiras, o projeto doa livros de autores nacionais para compor os acervos de bibliotecas públicas nos países visitados.

Em El Salvador, serão doados mais 200 exemplares à BINAES, que recentemente completou um ano de funcionamento. Essa iniciativa reforçam as parcerias que promovem exposições e eventos que aproximam as culturas brasileira e latino-americana.

Desde 2023, o projeto tem promovido ações em diversos países da América Latina, alcançando promotores de leitura e incentivando o uso de boas práticas educacionais.

“A BINAES é a mais moderna biblioteca da América Latina, e acabou de completar um ano. Não é apenas um lugar onde se guarda o conhecimento, mas um local vivo, que se conecta com o futuro. Estamos criando uma ponte entre o passado e o futuro, com um olhar sempre voltado para a inovação e a acessibilidade para todos”, afirmou Luis Salvatore, presidente do IBS.

O projeto conta com o apoio da Lei Rouanet e de financiadores como Bank of America, NU Bank, John Deere, Instituto Ultra, BTG Pactual, entre outros. No Brasil, o IBS atua em 627 municípios, impactando mais de 2 milhões de estudantes com projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Oficinas com André Neves

O escritor André Neves, reconhecido por sua contribuição à literatura infantojuvenil, vai liderar oficinas sobre técnicas narrativas e processos criativos. Ele também compartilhará suas experiências em ilustração, oferecendo aos promotores de leitura e cultura da BINAES percepções para a criação literária.

As oficinas serão complementadas pela apresentação de outros projetos pedagógicos de sucesso do IBS, adaptados para o espanhol, permitindo maior integração com os países da região.

literatura Biblioteca Incentivo à leitura Intercâmbio cultural

Leia também

Joca Souza Leão lança trilogia de livrinhos lotados de bom humor e "sustinhos" ao leitor


Livro de conservadores pernambucanos enaltece acampamento bolsonarista no Comando Militar do NE


Lina Fernandes ensina caminho das pedras em 'Na Terra do Podcast'