Cynara Maíra | Publicado em 02/02/2026, às 09h35 - Atualizado às 10h33
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora nesta segunda-feira (02).
Na ocasião, o desembargador Francisco Bandeira de Mello assume a presidência da Corte para o biênio 2026-2028 no lugar do desembargador Ricardo Paes Barreto. A solenidade ocorre às 16h na Sala de Sessões Desembargador Antônio Brito Alves, no Palácio da Justiça, bairro de Santo Antônio.
O Pleno do Tribunal elegeu o grupo por aclamação em sessão extraordinária em novembro de 2025. Além do presidente, assumem os desembargadores Alberto Nogueira Virgínio como 1º vice-presidente e Fausto de Castro Campos na 2ª Vice-Presidência. O desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção ocupará o cargo de corregedor-geral da Justiça.
A programação oficial começa às 9h com uma Missa de Ação de Graças na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. O novo presidente atenderá a imprensa às 15h no Salão Nobre do Palácio da Justiça, com sessão solene ao vivo pelo canal oficial no YouTube e telões no Salão dos Passos Perdidos para os convidados.
Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello nasceu no Recife em 1965 e formou-se em Direito pela UFPE em 1988. O magistrado ingressou no TJPE em agosto de 2006 através da vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia.
Antes da magistratura, Bandeira de Mello atuou como procurador do Estado por 13 anos e ocupou cargos na Procuradoria-Geral. No Tribunal, ele exerceu a função de corregedor-geral da Justiça na gestão recém-encerrada (2024-2026) e dirigiu a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) entre 2022 e 2023.
Ricardo Paes Barreto deixa a presidência após um mandato ser o primeiro presidente de um Tribunal de Justiça a assumir uma capital como prefeito interino e ter assumido como governador no mesmo mandato.
Em abril de 2024, Paes Barreto tornou-se o primeiro presidente de Tribunal de Justiça a comandar uma capital brasileira ao assumir a Prefeitura do Recife por cinco dias. Em outubro de 2025, ele governou o Estado de Pernambuco durante a ausência simultânea da governadora Raquel Lyra, da vice Priscila Krause e do presidente da Alepe, Álvaro Porto.
O nome de Paes Barreto circula nos bastidores como um potencial candidato a uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
"Você está sendo enganado por professores", diz Silas Malafaia em evento cristão na Arena de PE
YouTube exibe hoje, no Centro do Recife, uma série de documentários sobre a cultura pernambucana
EXCLUSIVO: PT articula candidatura coletiva inédita no Litoral Sul para tentar vaga na Alepe em 2026