Clara Nilo | Publicado em 26/03/2025, às 16h08 - Atualizado às 16h41
A Prefeitura de Olinda empossou, nesta quarta-feira (26), 32 novos profissionais de educação. Os professores, que foram aprovados no concurso público 001/2022 da Secretaria de Educação (SEDUC), foram integrados ao quadro efetivo da rede municipal.
A prefeita Mirella Almeida (PSD) participou do empossamento e afirmou que "a educação é a base para o desenvolvimento de diversas áreas".
"Nosso objetivo é que Olinda, além de ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade, também se torne referência em oportunidades para crianças, adolescentes e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)", garantiu a prefeita.
O vice-prefeito Chiquinho, a secretária de Educação Edilene Soares, representantes do sindicato dos professores e outras autoridades também estavam presentes.
Outros 300 profissionais devem ser convocados em junho deste ano e, em janeiro de 2026, mais 100 também devem ser chamados.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), anunciou a implementação de um plano de contenção de gastos públicos em toda a administração municipal, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos. A iniciativa busca alinhar o orçamento às prioridades da gestão e manter o equilíbrio fiscal.
No entanto, não foram revelados os valores a serem economizados, o prazo para as medidas nem o atual estado das finanças municipais. Durante a última campanha eleitoral, o ex-prefeito Lupércio foi acusado de ter deixado a cidade com um déficit no caixa.
A medida foi formalizada através de um decreto publicado no Diário Oficial e determina que todas as secretarias e entidades da administração direta e indireta devem reduzir gastos em áreas como consumo de combustível, terceirizações e gratificações.
Contudo, investimentos essenciais nas áreas de saúde, educação e assistência social, assim como despesas obrigatórias por lei, continuarão garantidos.
Gilson Machado (PL) se pronuncia após Bolsonaro virar réu por decisão do STF
Jair Bolsonaro se pronuncia sobre decisão do STF
Lula e Silvio Costa Filho anunciam venda de 20 aviões da Embraer para Japão com investimentos de R$ 10 bilhões