Yan Lucca | Publicado em 01/02/2025, às 08h50
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou, nesta sexta-feira (31), uma série de vistorias para definir a construção de novas creches na cidade. A iniciativa conta com parceria do Governo de Pernambuco e visa ampliar o número de vagas na educação infantil.
Acompanhada por representantes estaduais, a gestora percorreu bairros como Alto da Conquista, Jardim Brasil, Peixinhos, Ouro Preto e Rio Doce, onde analisou possíveis espaços para instalação das unidades. Um estudo técnico está em andamento para viabilizar as construções e garantir que as creches atendam às necessidades da população.
Mirella reforçou a importância do investimento na educação infantil e no cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha. "Nós estamos aqui para cumprir as promessas de campanha. Vistoriando todos os locais onde a gente vai viabilizar a construção de novas creches, em parceria com a governadora. A gente quer crianças nas escolas, crianças nas creches e os pais podendo voltar a trabalhar", destacou.
A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, ressaltou a necessidade de ampliar a rede de ensino infantil. "Isso é muito importante, porque a gente vai estar expandindo o atendimento de creches. A população precisa e nós temos demanda reprimida nos locais onde visitamos", afirmou.
Na última semana, também, Olinda celebrou a posse de mais de 200 novos professores que passam a integrar a Rede Municipal de Ensino. A cerimônia, realizada no auditório da Escola Estadual de Pernambuco ETE – Chico Science, em Rio Doce, marcou um importante passo para a educação da cidade.
A gestão municipal planeja convocar mais 400 professores em duas novas fases até janeiro de 2026, garantindo o cumprimento do calendário escolar e a melhoria contínua da qualidade de ensino.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Mirella destacou que a entrada dos novos professores fortalece os vínculos entre educadores e instituições, impactando positivamente tanto a aprendizagem dos alunos quanto a gestão escolar. “Quero parabenizar a cada um e a cada uma de vocês pela grande luta e pela grande vitória e conquista de estarem aqui hoje. E ver as lágrimas da mãe de Mirela me lembram muito as noites não dormidas da minha mãe para que eu e minha irmã pudesse, através da educação, mudar a nossa realidade. Uma política pública mais inclusiva, mais justa, uma educação que chegue de forma mais acolhedora, tanto para os alunos como para os professores e essa é a nossa obrigação garantir espaços inclusivos, espaços democráticos para que vocês estejam dentro de sala de aula nos ajudando a transformar os cidadãos da nossa cidade. Essa luta não é fácil, mas ela é coletiva”, afirmou a prefeita.
Os novos professores foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Olinda e têm diversos níveis de formação, incluindo mestres e doutores. A nomeação foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de janeiro.
Paulista quita duas folhas salariais em 31 dias após herdar crise da gestão anterior
Pernambuco fecha 2024 com 1,5 milhão de empregos formais; Recife lidera em vagas criadas no estado
Após problemas com transferências de emendas da Alepe, Raquel regulamenta uso de emendas Pix