João Campos firma parceria para levar servidores a mestrados em universidades internacionais

Clara Nilo | Publicado em 21/10/2025, às 13h05 - Atualizado às 13h25

Prefeito João Campos - Divulgação
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Trajetórias  para que servidores municipais ingressem em programas de mestrado em universidades internacionais, com bolsas de estudo, descontos e crédito subsidiado para custear a experiência acadêmica.

O plano inclui instituições de referência como Yale (EUA); University College London e Imperial College London (Reino Unido); McGill University (Canadá) e Hertie School (Alemanha), entre outras que integram o ranking global QS World University Rankings.

Durante o evento “Conexão Global — Transformando a Trajetória de Talentos Brasileiros”, o prefeito João Campos (PSB) destacou o caráter inédito da parceria e seu impacto na modernização da gestão pública.

"A parceria entre a PCR e o Instituto Trajetórias vai garantir a bolsa de pelo menos 30 servidores públicos da nossa cidade para estudarem nas melhores universidades do mundo, entendendo que a defesa e o fortalecimento do capital humano, dos servidores e servidoras é de grande relevância", disse o gestor.

"Para garantir a longevidade das políticas públicas, dos programas, da modernização da máquina pública, é fundamental formar pessoas e compartilhar conhecimentos”, afirmou ele.

A secretária de Administração, Maíra Fischer, ressaltou que o investimento nos servidores é um dos pilares para uma cidade mais eficiente e preparada.

“O servidor é o diferencial da gestão pública. Valorizar e investir nele é fundamental para oferecer à população uma cidade mais inovadora, eficiente e preparada para os desafios”, destacou ela.

Sobre o instituto

O Instituto Trajetórias é uma organização sem fins lucrativos que prepara, financia e apoia brasileiros em programas acadêmicos no exterior. A iniciativa conta com o apoio das Fundações Lemann e Ver+ e tem a meta de capacitar mais de 5 mil brasileiros em mestrados internacionais até 2035.

A CEO do instituto, Leany Lemos, destacou que a internacionalização de talentos é um passo essencial para o desenvolvimento do país.

“A dimensão positiva mais óbvia da internacionalização é o investimento em cérebros, em capital humano que retorna para contribuir para o desenvolvimento do país, com mais inovação e mais pontes econômicas e culturais”, disse.

João Campos Recife Prefeitura do Recife Educação

Leia também

Lula Cabral firma parceria com UPE para desenvolver projetos de robótica em escolas


PL dividido Alepe: Renato Antunes elogia governo e Alberto Feitosa faz cobrança


Guilherme Boulos é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência de Lula