Jamildo Melo | Publicado em 09/08/2025, às 11h05 - Atualizado às 13h39
A inauguração da nova sede do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) ocorreu nesta sexta-feira (08), no Recife, com festa. O sindicato é conhecido por ser um dos mais combativos do Estado. A comprovação do reconhecimento da categoria é que o edifício foi levantado com recursos próprios, oriundos dos associados.
A inauguração foi dividida em três momentos: o primeiro, uma homenagem aos ex-presidentes do Sintepe; em seguida, um ato político realizado no palco do evento; e, por fim, apresentações de artistas regionais que embalaram a celebração, encerrada com uma queima de fogos de artifício.
O senador Humberto Costa e a senadora Teresa Leitão prestigiaram o evento.
Além deles, as vereadoras do Recife Liana Cirne e Karina Santos, a deputada estadual Dani Portela e o deputado federal Carlos Veras.
A presidente do Sindicato, Ivete Caetano, contou que, após dois anos de obra, o sonho de oferecer um espaço mais amplo, inovador e completo para fortalecer a luta dos trabalhadores em educação se tornou realidade.
"A “casa” da educação pernambucana está de cara nova", afirmou.
“Hoje é um dia importante. Já é a segunda vez que a educação inaugura uma sede; a primeira foi em 1994, durante a presidência da companheira Teresa Leitão. Esta nova sede foi construída com recursos próprios da categoria. Quem sustenta este sindicato são os trabalhadores e trabalhadoras em educação, e é nessa força que reside toda a história do Sintepe”, destacou, em informe ao site Jamildo.com.
Teresa Leitão também celebrou a conquista da categoria.
“É uma grande alegria estar presenciando mais uma inauguração de uma sede do Sintepe. Cada um de vocês, cada filiado, tem um tijolinho para chamar de seu. Essa é uma relação de pertencimento: é a sua casa”, afirmou.
Além da atual presidente Ivete Caetano e da senadora Teresa Leitão, estiveram presentes no evento os ex-presidentes Horácio Reis, Heleno Araújo, Paulo Valença e Fernando Melo. Foi uma das partes mais elegantes da festa, pelo reconhecimento aos dirigentes que já passaram pelo comando da entidade, considerando que uma construção é coletiva, Caetano só cresceu com o gesto.
A rua em Santo Amaro, próxima à Unicap, precisou ser fechada para cvarros porque participaram da cerimônia a direção estadual, representantes setoriais, núcleos regionais e integrantes da base da categoria vindos de todas as regiões do estado.
Com dois mil metros quadrados de área construída, o prédio é uma das sedes mais modernas do movimento sindical no Brasil.
O prédio possui quatro andares distribuídos entre salas de trabalho e atendimento, auditório, sala de treinamento e salas de reuniões.
O projeto arquitetônico foi assinado por Ubirajara Paes. O paisagismo integra elementos naturais à uma peça em aço fundido do artista plástico Roberto Cavalcanti, representando uma revoada de pássaros.
No terraço, há um espaço para eventos e confraternizações. A sede também dispõe de sala de descanso, copa e cozinha para os funcionários.
Para maior comodidade, todos os andares contam com banheiros feminino, masculino e banheiro acessível.
De acordo com a entidade, três empresas foram contratadas para a execução do projeto, garantindo arquitetura, construção e fiscalização. A nova sede envolveu cerca de 160 trabalhadores entre 2023 e 2024.
A direção do Sintepe acompanhou cada etapa da obra, realizando visitas técnicas desde o início até a conclusão, com uma comissão de fiscalização própria e também por meio do conselho fiscal do sindicato.
Goiana inaugura primeira escola municipal em tempo integral e planeja expansão
Precatórios do Fundef: STF autorizou repasse de pagamento ao Governo de Pernambuco
Precatórios do Fundef: aguardando aval do STF, Sintepe cobra celeridade na transferência ao Governo de Pernambuco