TCE faz recomendações para Raquel Lyra combater desertificação

Jamildo Melo | Publicado em 16/12/2024, às 08h51

TCE faz recomendações para governadora - Yan Lucca/ Jamildo.com
COMPARTILHE:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu uma série de recomendações à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) visando "melhorar as medidas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca" em Pernambuco.

A decisão unânime ocorreu na sessão da Primeira Câmara do TCE, na última terça-feira (10), durante o julgamento de uma auditoria operacional sobre "a implementação da Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, referente aos anos de 2022 e 2023, com enfoque no semiárido e seus impactos no bioma caatinga".

O relator do processo, conselheiro Carlos Neves, destacou no voto os achados do relatório de auditoria, como "a falta de coordenação entre diferentes níveis de governo, o reduzido número de Unidades de Conservação (UCs) na caatinga (somente 14% do total de UCs no estado), e a insuficiência de recursos aplicados no combate à desertificação e na convivência com o semiárido".

Neves ressaltou que o semiárido "já cobre quase 90% do território pernambucano e aproximadamente 135 municípios e uma população de 3,7 milhões de pessoas podem estar suscetíveis à desertificação". “É um problema que impacta a segurança alimentar, migração e pobreza”, afirmou o conselheiro na sessão.

Entre as recomendações ao Governo do Estado do TCE, destaca-se a "criação do Fundo Estadual de Combate à Desertificação, conforme previsto na lei estadual nº 14.091/2010, para financiar políticas públicas transversais". O voto também sugeriu a ampliação das unidades de conservação na caatinga, além do cadastro e monitoramento das áreas vulneráveis à desertificação.

A auditoria integrou uma Auditoria Operacional Coordenada Regional, que também envolveu os Tribunais de Contas do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O trabalho foi elogiado pelos conselheiros Rodrigo Novaes e Eduardo Porto, presentes à sessão.

As 25 recomendações incluem:

Neste ano ainda, o site Jamildo.com registrou a iniciativa de plantar 4 milhões de árvores no Estado.

TCE Desertificação Semiárido

Leia também

Alepe analisa projeto de Raquel para usina solar em área de preservação de Fernando de Noronha


Estado lança aplicativo para ajudar no plantio de 4 milhões de árvores