Suape terá a primeira fábrica de metanol verde das Américas

Clara Nilo | Publicado em 03/09/2025, às 11h01 - Atualizado às 11h43

- Divulgação
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), concedeu a licença prévia para a instalação da primeira fábrica de metanol verde das Américas, no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho.

O empreendimento é da empresa European Energy e prevê o investimento de R$ 2 bilhões. A expectativa é que, durante as obras, sejam gerados cerca de 1.500 empregos.

A unidade será a segunda do mundo dedicada ao segmento, a primeira foi inaugurada em maio, na Dinamarca - onde, inclusive, técnicos da CPRH estiveram para acompanhar de perto a experiência. Segundo o diretor de Licenciamento Ambiental da Agência, Eduardo Elvino, a visita foi necessária para dar mais segurança ao processo em Pernambuco e ao futuro monitoramento da operação.

A nova fábrica em Suape terá capacidade de produzir até 15 toneladas por hora do combustível, também chamado de e-metanol. O produto deve ser usado, sobretudo, no setor naval como alternativa ao combustível fóssil, o que coloca Pernambuco alinhado à agenda global de descarbonização.

O presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, destacou que a iniciativa fortalece o Cluster de Transição Energética do porto. “Passaremos a ofertar combustíveis limpos ao mercado marítimo, consolidando Suape como referência nacional e internacional”, afirmou ele.

A licença prévia, válida por um ano e prorrogável por até cinco, é a primeira etapa do processo de licenciamento. Ela atesta a viabilidade ambiental e locacional do projeto, que ainda precisará obter a licença de instalação e a de operação. Para a autorização, foram exigidos documentos como plano básico ambiental, inventário florestal e anuências do município e da administração de Suape.

A empresa terá até 180 dias para atender novas exigências, entre elas os projetos de drenagem, de energia elétrica e de tratamento de efluentes. A planta ocupará uma área de 10 hectares e deverá movimentar cerca de 100 mil toneladas de metanol verde por ano quando entrar em operação.

economia Suape governo de pernambuco

Leia também

Planos de Miguel Coelho na chapa de João Campos podem ser afetados com rompimento do União Progressista com Lula


Escolhida empresa para construir nova Academia de Defesa Social por R$ 52 milhões


MP de Contas recomenda ao TCE encerramento de denúncia contra Dani Portela com recomendações sobre a Alepe