Suape recebe missão técnica da gigante chinesa CATL para projetos de energia

Ana Luiza Melo | Publicado em 19/12/2025, às 09h37 - Atualizado às 09h46

Com uma participação de 39% no mercado mundial, a companhia busca viabilizar projetos voltados à eletrificação da infraestrutura pública e à descarbonização de operações portuárias em Pernambuco - Danielle Coutinho/Suape
COMPARTILHE:

O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu, nesta terça-feira (16), uma missão técnica da empresa chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology Co.), líder global na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Com uma participação de 39% no mercado mundial, a companhia busca viabilizar projetos voltados à eletrificação da infraestrutura pública e à descarbonização de operações portuárias em Pernambuco.

O encontro é um desdobramento direto da missão oficial da governadora Raquel Lyra à China, realizada em outubro de 2025.

A CATL, que mantém parceria estratégica com o Grupo Moura desde 2020, detém mais de 40 mil patentes registradas e opera em 64 países.

Em Pernambuco, o foco da missão incluiu visitas ao Centro Administrativo de Suape e ao Senai Park, base de inovação tecnológica operada pelo Senai em operação desde outubro de 2025.

Além da infraestrutura industrial, o Governo do Estado pretende utilizar a tecnologia de armazenamento de energia da empresa para atender demandas de equipamentos públicos, como hospitais e escolas, visando maior resiliência energética.

Um dos pilares das discussões foi o Programa Carbono Neutro de Suape, que estabelece a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2038.

Durante a apresentação, o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, destacou o terminal da APM Terminals, previsto para inaugurar sua primeira etapa no segundo semestre de 2026, como o primeiro 100% eletrificado da América Latina.

Pudemos mostrar toda a nossa infraestrutura, diferenciais logísticos, áreas disponíveis para novos investimentos, o projeto de construção de dois novos cais, o nosso pátio de veículos (maior do Norte-Nordeste), além de iniciativas que nos colocam como protagonistas no cenário da transição energética nacional”, informou Armando Bisneto.

O uso de hidrogênio verde, e-metanol e a geração de energia a partir de etanol também compõem a estratégia de transição do complexo.

A aproximação entre Pernambuco e a CATL conta com respaldo diplomático e institucional.

Segundo a secretária-executiva Rayane Aguiar, diretrizes dos governos do Brasil e da China indicaram o estado como o epicentro para os novos projetos da companhia no país, impulsionados pela presença da Baterias Moura.

Filipe Li, gerente regional da CATL, afirmou que a empresa pretende trazer soluções que potencializem as operações do porto, reforçando a posição de Suape como plataforma para atração de investimentos vinculados à economia verde.

China Suape Armando Monteiro Bisneto

Leia também

Com mudanças de Antonio Coelho na Lei Orçamentária, governistas podem judicializar LOA de 2026


Pernambuco se consolida como hub aéreo do Nordeste em 2025, diz Empetur


3 presidenciáveis ficam no top 10 em melhores avaliações de pesquisa; veja ranking da AtlasIntel