Ana Luiza Melo | Publicado em 19/12/2025, às 09h37 - Atualizado às 09h46
O Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu, nesta terça-feira (16), uma missão técnica da empresa chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology Co.), líder global na fabricação de baterias para veículos elétricos.
Com uma participação de 39% no mercado mundial, a companhia busca viabilizar projetos voltados à eletrificação da infraestrutura pública e à descarbonização de operações portuárias em Pernambuco.
O encontro é um desdobramento direto da missão oficial da governadora Raquel Lyra à China, realizada em outubro de 2025.
A CATL, que mantém parceria estratégica com o Grupo Moura desde 2020, detém mais de 40 mil patentes registradas e opera em 64 países.
Em Pernambuco, o foco da missão incluiu visitas ao Centro Administrativo de Suape e ao Senai Park, base de inovação tecnológica operada pelo Senai em operação desde outubro de 2025.
Além da infraestrutura industrial, o Governo do Estado pretende utilizar a tecnologia de armazenamento de energia da empresa para atender demandas de equipamentos públicos, como hospitais e escolas, visando maior resiliência energética.
Um dos pilares das discussões foi o Programa Carbono Neutro de Suape, que estabelece a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2038.
Durante a apresentação, o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, destacou o terminal da APM Terminals, previsto para inaugurar sua primeira etapa no segundo semestre de 2026, como o primeiro 100% eletrificado da América Latina.
“Pudemos mostrar toda a nossa infraestrutura, diferenciais logísticos, áreas disponíveis para novos investimentos, o projeto de construção de dois novos cais, o nosso pátio de veículos (maior do Norte-Nordeste), além de iniciativas que nos colocam como protagonistas no cenário da transição energética nacional”, informou Armando Bisneto.
O uso de hidrogênio verde, e-metanol e a geração de energia a partir de etanol também compõem a estratégia de transição do complexo.
A aproximação entre Pernambuco e a CATL conta com respaldo diplomático e institucional.
Segundo a secretária-executiva Rayane Aguiar, diretrizes dos governos do Brasil e da China indicaram o estado como o epicentro para os novos projetos da companhia no país, impulsionados pela presença da Baterias Moura.
Filipe Li, gerente regional da CATL, afirmou que a empresa pretende trazer soluções que potencializem as operações do porto, reforçando a posição de Suape como plataforma para atração de investimentos vinculados à economia verde.
Com mudanças de Antonio Coelho na Lei Orçamentária, governistas podem judicializar LOA de 2026
Pernambuco se consolida como hub aéreo do Nordeste em 2025, diz Empetur
3 presidenciáveis ficam no top 10 em melhores avaliações de pesquisa; veja ranking da AtlasIntel