Jamildo Melo | Publicado em 03/02/2025, às 08h06
O Governo do Estado vai fazer a reforma e qualificação do histórico Palácio São Miguel, em Fernando de Noronha.
O prédio é a sede da Administração Estadual em Fernando de Noronha e também já serviu como residência oficial do administrador.
O Governo abriu uma licitação para as obras, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB).
A abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para 12 de março.
O edifício foi erguido entre 1947 e 1948 para abrigar a administração do antigo Território Federal de Fernando de Noronha, sobre as ruínas da antiga "Directoria do Presídio".
Consistia em um grande casarão colonial, localizado no centro da praça de armas da Vila dos Remédios. Com um único pavimento, o acesso era feito por uma grandiosa escadaria e janelas ogivais adornavam a construção.
A obra foi realizada com mão de obra local da ilha, sob a supervisão do ex-preso político comunista Mariano Lucena.
Durante certos períodos de governo, o pavimento inferior serviu de moradia para o Governador do Território de Fernando de Noronha.
Dentro do edifício, algumas paredes mantêm evidências da construção original, feitas de pedra, resultado do trabalho dos prisioneiros daquela época.
Na semana passada, o site Jamildo.com revelou que a ilha de Fernando de Noronha atingiu recorde histórico de visitantes em 2024. Noronha também recebeu viajantes de 111 países, incluindo Itália, Estados Unidos e Argentina, reforçando seu apelo internacional. Entre os turistas, destacaram-se brasileiros de estados como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Parque Nacional Marinho cuida da preservação da ilha, enquanto conta com apoio do consórcio EcoNoronha, que comemora recorde histórico de visitantes. Mesmo com o crescimento no número de visitantes, o parque informou que respeitou o limite anual de 132 mil pessoas, estabelecido em acordo entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Estado de Pernambuco.
Fernando de Noronha atinge recorde histórico de visitantes em 2024
Com saída de Thallyta Figueirôa, Raquel anuncia novo administrador de Fernando de Noronha
Exclusivo: conselheira faz apelo desesperado sobre falta de vagas em voos para Noronha