Cynara Maíra | Publicado em 10/11/2025, às 08h04
A governadora Raquel Lyra (PSD) abriu simbolicamente, neste domingo (9), a 82ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. No evento, a gestora celebrou a retomada da liderança de Pernambuco na produção de laticínios, destacando o estado como o "maior produtor de leite do Nordeste".
A exposição, que segue até o dia 16 de novembro, é considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e a terceira maior do país. A expectativa é movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios, com a presença de mais de três mil animais e 200 expositores.
“Estamos em mais uma edição da exposição que representa o que Pernambuco é: a força do nosso agro", afirmou a governadora. Raquel Lyra atribuiu o resultado na bacia leiteira às políticas de sua gestão. "Conseguimos reduzir o ICMS e criar as condições para que Pernambuco voltasse a ser o maior produtor de leite do Nordeste. Isso mostra o esforço de quem trabalha no campo e agora pode contar com um estado parceiro", disse.
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes, reforçou a importância do evento, que deve gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos. O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, Delmiro Gouveia, agradeceu o apoio estadual: "Sem a participação efetiva do Governo do Estado, não teríamos condições de realizar um evento dessa magnitude".
A recuperação da liderança na produção de leite, celebrada pela governadora no evento, tem vínculo com ações da atual gestão. A principal medida foi a revisão tributária do setor.
Em março de 2024, o governo estadual publicou um decreto (Decreto 56.323) para estimular a cadeia produtiva, que conta com cerca de 60 mil fornecedores. As principais ações incluem:
Benefício fiscal para indústrias de 50% a 75% do imposto devido, condicionado à aquisição de, no mínimo, 90% do leite in natura de produtores pernambucanos.
Isenção total de ICMS nas saídas internas de produtos artesanais derivados do leite, como queijo (todos os tipos), requeijão e doce de leite, beneficiando pequenos produtores.
Paralelamente, o governo ampliou os programas de compra e distribuição. Em janeiro de 2025, a gestão expandiu o PAA Leite para Salgueiro. Em julho de 2025, em Garanhuns, Raquel Lyra anunciou um novo edital de R$ 94 milhões para o programa "Leite para Todos".
O objetivo dessa expansão é saltar de 29 municípios atendidos para todos os 184 municípios do estado, aumentando a distribuição de 12 mil para 60 mil litros de leite por dia.
Segundo a vice-governadora Priscila Krause, as ações de combate à fome, incluindo o fortalecimento da bacia leiteira, resultaram em uma redução de 29% nas internações hospitalares por desnutrição em Pernambuco em 2024, em comparação com o ano de 2022.
Raquel Lyra anuncia antecipação de novo terminal de passageiros de Fernando de Noronha e nova data para entrega; veja
Jamildo entrega doação ao hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Santo Amaro
Primeira Turma do STF nega embargos e mantém pena de Bolsonaro; veja os próximos passos