Cynara Maíra | Publicado em 10/04/2025, às 08h11 - Atualizado às 09h48
Após a redução de voos entre Petrolina e Recife por parte da Azul Linhas Aéreas, o Governo de Pernambuco e o Ministério de Portos e Aeroportos articularam a entrada da companhia Latam na rota, com início previsto para outubro deste ano e três voos semanais entre as cidades.
Essa será a primeira vez que a Latam terá uma frequência aérea na linha.
A articulação para retomar a ampliação da rota ocorreu após a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), manifestarem preocupação com o impacto da redução no deslocamento de passageiros, sobretudo para atividades ligadas ao turismo, ao agronegócio e ao comércio.
No PodJá- O Podcast do Jamildo que sairá nesta semana, Simão comentou sobre uma novidade que chegaria em breve e sobre as articulações com lideranças para retomar as linhas entre Recife e Petrolina.
Essa novidade parece ter sido a nova rota da Latam consolidada em reunião realizada em Brasília na quarta-feira (9), com participação do ministro Silvio Costa Filho, do secretário de Turismo de Pernambuco, Kaio Maniçoba, do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e do CEO da Latam, Jerome Cadier.
Raquel Lyra também acompanhou as tratativas por telefone, em contato direto com os envolvidos.
De acordo com o secretário Kaio Maniçoba, a operação deve beneficiar também municípios do entorno de Petrolina, como Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de atender demandas da fruticultura e do turismo.
“Este novo voo é uma conquista da gestão estadual para o turismo e para a economia de Pernambuco”, avaliou o secretário.
O presidente da Empetur destacou que a medida faz parte de uma série de ações da gestão estadual para atrair novas rotas e que essa ação deve fortalecer a malha aérea estadual.
Atualmente, a Azul opera apenas um voo diário na rota. A redução entrou em vigor no dia 10 de março, após anúncio feito pela companhia em janeiro, quando informou que a medida fazia parte de um “ajuste de malha” em função da demanda.
A decisão gerou reações de autoridades estaduais e municipais.
Em fevereiro, a governadora Raquel Lyra recebeu representantes da Azul no Palácio do Campo das Princesas.
Na ocasião, a empresa afirmou que reavaliaria a situação, mas, até o momento, nenhuma mudança foi anunciada. Em paralelo, a gestão estadual iniciou tratativas com outras companhias.
Atualmente, o voo da Azul entre as duas cidades parte do Recife às 13h20 e retorna de Petrolina às 15h20.
Com a nova frequência da Latam, a expectativa é de aumento na disponibilidade de horários e oferta de assentos a partir do último trimestre do ano. A Latam ainda deve divulgar os detalhes sobre os dias e horários da operação.
PEC da Paridade da Polícia Civil é inconstitucional, dizem fontes jurídicas
João Campos nomeia quase 800 profissionais de saúde para rede municipal
No Cabo, Lula Cabral anuncia construção de Parque Compaz e revitalização da Praça 9 de Julho