Otávio Gaudêncio | Publicado em 06/02/2026, às 09h24 - Atualizado às 10h02
Na quinta-feira (5), a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), esteve presente na posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, em Maceió, e defendeu que os estados da região devem agir conjuntamente em bem do desenvolvimento social e econômico.
Na ocasião, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi empossado. Apenas o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não compareceu ao evento.
Com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, Raquel Lyra destacou avanços estruturais de Pernambuco em parceria com o Governo Federal.
A governadora ressaltou a importância de caraterísticas naturais presentes no Nordeste na atração de investimentos e reforçou que a união dos governadores é fundamental no avanço.
“O mundo está vendo onde vai investir nos próximos anos, e esse lugar bom para investir é aqui no Nordeste. Temos energias renováveis, belezas naturais, riquezas culturais e logística. Temos a capacidade de nos unir para buscar interesses comuns no Nordeste. Esse ambiente de troca é fundamental, pois somos um mesmo povo, que clama por justiça social e por investimentos. Somos parte da solução de um país que cresce de maneira justa e sustentável”, disse a governadora.
Em conformidade ao discurso de Raquel Lyra, Paulo Dantas conta que assume a liderança da organização para dar prosseguimento ao trabalho de desenvolvimento, por meio do fortalecimento das relações entre estados e União.
“O instrumento do Consórcio não serve para privilegiar Estado algum e vai, por meio de suas câmaras temáticas, desenvolver um trabalho que promova verdadeiramente empregos e oportunidades, além de atrair o setor produtivo e recursos privados para fortalecer seu produto interno bruto.", ressaltou.
O chefe do Executivo alagoano também destacou que, dentre as suas prioridades na gestão, o desenvolvimento da malha aérea é um dos principais fatores a serem desenvolvidos para que o Nordeste consiga gerar mais empregos e atrair mais crédito, resultando em mais renda para a população.
Delegado-geral confirma que denúncia contra secretário de João Campos não foi protocolada no sistema da Polícia Civil
Aprovação de governo Raquel Lyra cresce e alcança 68% no interior, relata Datafolha
EXCLUSIVO: secretário e presidente de SUAPE batem de frente sobre contrato