Cynara Maíra | Publicado em 05/02/2025, às 11h46
Na madrugada desta quarta-feira (5), o empresário Cornélio Brennand faleceu aos 96 anos por causas naturais, conforme informaram seus familiares. Ele estava em sua residência, situada na Mata de São João da Várzea, no Recife.
O velório ocorrerá ainda nesta quarta, às 17h, no Cemitério Morada da Paz. O processo de cremação será restrito para família.
Cornélio Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 9 de junho de 1929, em Pernambuco.
Cornélio foi o líder do Grupo Cornélio Brennand (GCB), conglomerado fundado em 1917 que se destacou em diversos setores, como a produção de cimento, vidros planos, cerâmica, geração de energia renovável e no ramo imobiliário.
Durante muitos anos, a companhia também atuou na produção de açúcar, tendo vendido a Usina Trapiche em 1997, encerrando sua participação no setor sucroalcooleiro.
Cornélio Brennand era irmão do artista plástico Francisco Brennand e primo do empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand. Francisco faleceu em 2019 e Ricardo em 2020.
O Grupo Cornélio Brennand foi criado em 1917 com a criação da cerâmica São João, chamada depois de Porcelana Brennand.
Após saber do falecimento, a governadora Raquel Lyra (PSB) lamentou o falecimento do empresário.
“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, que nos deixou nesta quarta. Cornélio dedicou sua vida ao empreendedorismo e deixa um legado de compromisso com desenvolvimento sustentável em nosso estado por meio do Grupo Cornélio Brennand, referência na geração de energia renovável, desenvolvimento imobiliário, vidros e cimento”, afirmou a governadora.
Confronto entre torcidas teve participação de monitorados por tornozeleira eletrônica
Chuvas no Recife: aulas canceladas em toda RMR e PCR anuncia estágio de Alerta Máximo
Polo automotivo de Goiana bate recorde de exportação em 2024