João Campos inaugura 1ª Central de Triagem Reciclando Vidas em parceria com Ambipar do NE

Clara Nilo | Publicado em 25/09/2025, às 14h22 - Atualizado às 14h47

Central de Triagem - Edson Holanda/PCR
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira (25), a primeira Central de Triagem no modelo "Parceria Social Ambipar" do Nordeste. O espaço, instalado no bairro de São José, beneficia a Cooperativa Reciclando Vidas e integra a política municipal de coleta seletiva.

O projeto é resultado de parceria entre a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Ambipar e empresas privadas como DOW, Heineken e Tetra Pak, iniciado em março de 2024. A central será operada pelos catadores da cooperativa, com apoio técnico e de gestão da empresa parceira e infraestrutura fornecida pela Prefeitura.

A Emlurb ficou responsável pela cessão do galpão, reconhecimento da cooperativa como agente da coleta seletiva municipal e pagamento pelos serviços prestados. Já a Ambipar atua na profissionalização do grupo, implantação de práticas de governança e apoio à comercialização.

À Cooperativa Reciclando Vidas cabe a operação da central de triagem, geração de emprego e renda, articulação com os catadores locais e outros.

Durante a inauguração, o prefeito João Campos (PSB) afirmou que a parceria representa um novo modelo de atuação.

"Não é só papel da Prefeitura cuidar da cidade, mas também de mediar, de sentar na mesa com a iniciativa privada, representar o setor público e trazer junto o terceiro setor para poder buscar os resultados, pois a maior parte dessas soluções ainda não encontradas estão justamente nesse espaço entre um e outro", afirmou o gestor.

A diretora de Operações da Ambipar, Juliana Navea, ressaltou que a experiência se tornou um modelo. “Estamos falando da nova geração de profissionais da reciclagem, que agora têm condições de aumentar em mais de 300% sua receita”, disse ela.

Prefeitura do Recife reciclagem

Leia também

Eduardo Moura pode atingir 1 milhão de seguidores em 2026


João Campos receberá título de Cidadão de Fortaleza


Com R$ 6,2 bilhões para 2026, Pernambuco é o terceiro estado que mais receberá verba do FNE