Jaboatão dos Guararapes entre as 10 economias com maior consumo no NE

Ana Luiza Melo | Publicado em 03/07/2025, às 14h00 - Atualizado às 15h04

Mano Medeiros é prefeito de Jaboatão dos Guararapes - Reprodução da Internet
COMPARTILHE:

Em recente pesquisa divulgada, Jaboatão dos Guararapes se destacou como a única cidade não capital do Nordeste a figurar no top 10 dos maiores resultados de consumo econômico. Com um volume de R$ 23,28 bilhões em consumo anual e Índice de Potencial de Consumo (IPC) de 0,28554, o município também se sobressaiu no ranking nacional, ocupando a 45ª posição entre todas as cidades brasileiras.

Os dados, publicados nesta quarta-feira (2) pelo portal Movimento Econômico, são da IPC Marketing Editora, responsável pelo estudo IPC Maps 2025.

Entre os principais fatores que explicam a presença de Jaboatão dos Guararapes no topo do levantamento está a existência de um parque logístico e industrial bem estruturado e em constante expansão.

De acordo com a prefeitura municipal, esse crescimento é resultado direto do trabalho da gestão municipal na atração de empresas, expansão dos polos de desenvolvimento econômico e abertura de novas vagas de emprego, gerando renda para os jaboatonenses.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, atualmente Jaboatão é o maior polo logístico do Nordeste e o quarto maior do país. O município conta com mais de 1 milhão de m² de galpões logísticos em operação e outros 400 mil m² em fase de projeto ou construção.

Somente os novos empreendimentos representam investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão a serem aplicados nos próximos três anos. Esses condomínios abrigam unidades de pequeno, médio e grande porte de empresas nacionais e internacionais. Gigantes como Carrefour, FedEx e, mais recentemente, Shopee, estão contribuindo para a geração de milhares de novos empregos em Jaboatão dos Guararapes e região.

Para o prefeito do município, Mano Medeiros, esse resultado reflete o compromisso  coim a economia do município, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda.

"Estar entre as dez maiores economias do Nordeste, sendo a única cidade não capital na lista, só reforça a nossa convicção de que Jaboatão dos Guararapes tem um grande potencial de desenvolvimento econômico. E esse potencial de consumo precisa ser bem aproveitado para garantir ainda mais melhorias e investimentos para a nossa população”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima, o consumo fortalecido e crescente das famílias jaboatonenses está diretamente ligado a melhores condições de vida e trabalho.

"São condições conquistadas por meio de políticas públicas que incentivam a atração de empresas multinacionais e de pequeno, médio e grande porte. Essas empresas geram investimentos, empregos e ativam toda uma cadeia produtiva de fornecedores de bens e serviços”, ressaltou.

Jaboatão se firma como polo logístico do Nordeste

Com localização estratégica, próxima ao Porto de Suape e ao Recife, Jaboatão dos Guararapes se consolidou como um dos principais polos logísticos do Nordeste, atraindo centros de distribuição de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Entre os destaques estão os CDs da Unilever e BRF, ambos em Prazeres, com áreas de 50 mil m² e 30 mil m², respectivamente. Os Correios operam uma unidade de 9 mil m² entre Piedade e Candeias, enquanto o Grupo Petrópolis mantém seu maior centro do país em Muribeca, com 30 mil m².

Muribeca também abriga operações da Shopee além das unidades da FedEx e da DHL (em parceria com a Sequoia), esta última instalada no condomínio logístico Armazenna. Empresas locais como Max Log e armazéns privados em Prazeres reforçam a cadeia de distribuição. Esse conjunto de estruturas logísticas transforma o município em referência regional, gerando empregos e atraindo novos investimentos no setor.

jaboatão dos guararapes mano medeiros desenvolvimento Polo Industrial

Leia também

Raquel Lyra deve autorizar a construção de 54 novas creches em 53 municípios de Pernambuco


Depois do Cabo, Shopee abre segundo Centro de Distribuição em Pernambuco, agora em Jaboatão


Turismo e economia: capacitação de agentes fortalece Fernando de Noronha