Antiga Coperbo sugere plano social e trabalhadores devem negociar contraproposta nesta sexta (09)

Cynara Maíra | Publicado em 09/08/2024, às 07h21

Reunião do Sindborracha aprovou contraproposta - sindborracha/ jamildo.com
COMPARTILHE:

Com o anúncio de fechamento da empresa Arlanxeo, antiga Coperbo, no Cabo de Santo Agostinho, o grupo propôs um plano social para os 2500 trabalhadores que serão desligados após o encerramento da operação.

Diversas reuniões foram feitas na quinta-feira (08) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos no Estado de Pernambuco (SINDBORRACHA) para criação de uma contraproposta. O lançamento desse material para os empregadores deverá ocorrer nesta sexta-feira (09).

A partir das 9 horas de hoje, os representantes dos trabalhadores terão reunião com a empresa para apresentar os pontos da contraproposta de plano social.

Já às 15 horas, haverá um encontro entre empregadores e o sindicato com a mediação da Superintendência do Trabalho. O Sindicato afirma que irá denunciar para a Superintendência Assédio Moral e descumprimento de leis trabalhistas e ambientais por parte da Arlanxeo. 

Com o fim da reunião, o SINDBORRACHA fará um encontro às 17h com seus associados para apresentar os resultados do encontro do dia. 

Pontos do plano social

O plano social apresentado pela empresa para os funcionários que serão desligados após o fechamento da filial no Cabo de Santo Agostinho prevê: 

Contraproposta dos trabalhadores

Após reunião dos trabalhadores do Sindborracha, a assembleia aprovou uma contraproposta ao plano social apresentado pela Arlanxeo. 

Dentre as principais distinções do material, está a ampliação do período de recebimento dos benefícios da empresa. Enquanto a antiga Coperbo sugeriu a cobertura por mais três meses, os trabalhadores aprovaram uma proposta que prevê cinco anos de acesso.

Confira os pontos da contraproposta dos trabalhadores que será apresentada hoje às 9 horas: 

Antiga Coperbo fecha as portas no Cabo

Na última terça-feira (06), o site jamildo.com anunciou em primeira-mão que a empresa Arlanxeo iria fechar sua sede no Cabo de Santo Agostinho.

Anteriormente, a empresa era a Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo), fundada em agosto de 1966. 

A empresa justificou o fechamento ao afirmar que houve "retração do mercado na região". Veja mais sobre os motivos da saída da Arlanxeo do estado aqui. 

Cabo de Santo Agostinho Coperbo trabalhadores

Leia também

Exclusivo: TCE expede nova cautelar que pode atrasar pacote de obras de Raquel Lyra


Exclusivo: MP Eleitoral pede que justiça proíba novos atos de Bolsonaro no Recife


Exclusivo: Raquel Lyra espera desde abril aval do Governo Federal para novo projeto do Arco Metropolitano