"A Petrobras vai, aos poucos, deixar de ser de petróleo para ser uma empresa de energia”, afirma Lula

Clara Nilo | Publicado em 24/10/2025, às 11h37 - Atualizado às 12h12

Presidente Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Quaest - Ricardo Stuckert/PR
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil pretende utilizar a receita obtida com petróleo para acelerar a transição energética e ampliar investimentos em fontes renováveis. Segundo ele, esse será o caminho para que a Petrobras deixe de ser “uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”.

A declaração foi feita na madrugada desta sexta-feira (24), durante entrevista realizada na Indonésia, antes do embarque do presidente para a Malásia. O assunto surgiu em meio às discussões sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial e à preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém em 2025.

"Se nós estamos reivindicando que a gente proteja as florestas e que nós queremos trabalhar para que a gente possa reduzir o uso de combustível fóssil, uma das formas é a gente utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada transição energética do planeta terra", afirmou Lula.

Energia renovável e biocombustíveis

O chefe do Executivo brasileiro defendeu que o país tem vantagens competitivas no setor energético e conta com uma matriz mais limpa que a média global. Ele citou a mistura obrigatória de 30% de etanol na gasolina e 20% de biodiesel no diesel como exemplos de políticas que reduzem emissões.

Apesar da defesa da transição energética, Lula ressaltou que o petróleo ainda será essencial por muito tempo e que faz parte da estratégia do país aproveitar essa riqueza enquanto o mundo demanda combustíveis fósseis.

“É muito fácil falar assim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar do combustível fóssil. Ninguém tem”, disse ele.

economia Lula Brasil Petrobras

Leia também

Comissão de Justiça da Alepe aprova proposta sobre intervalo bíblico nas escolas


Alzheimer: Hospital Português será 1º do Norte e Nordeste a fazer exame de detecção precoce


Governo de Pernambuco discute novos financiamentos para infraestrutura hídrica em agenda em Brasília