Cynara Maíra | Publicado em 09/05/2025, às 11h26 - Atualizado às 12h18
Neste sábado (10), ocorre a cerimônia de abertura da edição de 2025 do Recife Bom de Bola Futsal, considerado o maior campeonato de futebol de várzea do mundo.
O evento será realizado a partir das 13h no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, Zona Sul da capital.
A novidade desta temporada é a inclusão da categoria transmasculina, voltada para pessoas transgênero.
É a primeira vez que a competição, promovida pela Prefeitura do Recife, contará com uma divisão específica para esse público.
A expectativa da gestão é ampliar as possibilidades de participação e tornar o campeonato mais representativo e sintonizado com as transformações sociais.
Ao todo, 183 equipes estão inscritas, com cerca de três mil atletas no total. Os jogos também devem ocorrer no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e em outros espaços da cidade. As partidas vão até agosto.
Além da nova categoria trans, o torneio contará com as seguintes modalidades:
Futsal aberto masculino
Sub-15 masculino
Aberto feminino
Sub-14 feminino
A competição é organizada pela Secretaria de Esportes do Recife e tem como missão promover o desenvolvimento esportivo, a integração comunitária e a inclusão social.
Além dos jogos, o evento envolve ações paralelas como capacitação de técnicos, formação de árbitros e atividades voltadas ao incentivo da prática esportiva em diferentes faixas etárias.
Na edição de 2024, o campeonato registrou 383 jogos e 2.572 gols. Para este ano, as regras seguem o regulamento oficial disponível no portal da competição.
Já para a versão em campo, as inscrições da 12ª edição seguem abertas até 1º de junho no site bomdebola.recife.pe.gov.br.
As categorias disponíveis vão do sub-9 ao sessentão, com possibilidade de participação de atletas a partir de sete anos.
O regulamento define, por exemplo, que o sub-9 é destinado a atletas nascidos entre 2016 e 2018, e que o veterano aceita jogadores a partir dos 40 anos — com exceção para até dois goleiros com no mínimo 30 anos. Há ainda a categoria sessentão, aberta a atletas nascidos até 1965.
Cada equipe pode inscrever entre 13 e 27 atletas por categoria, além de três membros da comissão técnica. As partidas ocorrerão entre agosto e dezembro, preferencialmente aos fins de semana e feriados.
As fases iniciais serão divididas por RPA (Regiões Político-Administrativas) e os vencedores disputarão a Copa dos Campeões, com troféus, medalhas e prêmios individuais. Também estão previstas premiações para os melhores atletas e membros da arbitragem.
Mais informações podem ser conferidas no site www.recifebomdebola.com.br ou com a organização do programa pelo número (81) 99404-6014.
Confira programações diversas para o fim de semana de Dia das Mães
Raquel Lyra e Padilha inauguram Hospital da Mulher do Agreste e entregam outras demandas para Saúde de Pernambuco
Após atrasos no Ganhe o Mundo, Raquel Lyra sanciona projeto da Alepe para alunos prejudicados