Ana Luiza Melo | Publicado em 10/07/2025, às 12h49 - Atualizado às 13h02
Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSD) assinou um decreto para uma das áreas que mais dá destaque na gestão: a questão da mulher.
Raquel Lyra remanejou do orçamento de 2025 o valor de R$ 7.840.000,00 (sete milhões e oitocentos e quarenta mil reais).
Os valores sairão do orçamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Estavam reservados para "Apoio à Inclusão Produtiva e Cidadania".
Agora a verba irá para a Secretaria Estadual da Mulher.
Os recursos serão aplicados em "Ampliação da Estrutura de Proteção às Mulheres em Situação Violência Doméstica e Familiar".
A governadora assinou o novo uso da verba em 8 de julho.
Em janeiro, um contrato no valor de R$ 19,2 milhões foi assinado entre a Secretaria Estadual da Mulher de Pernambuco e a Caixa Econômica Federal para garantir a construção da Casa da Mulher Brasileira.
O valor recebido faz parte do Programa de Proteção à Vida, Fortalecimento da Família, Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para Todos, do Ministério das Mulheres.
“O cuidado com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Pernambuco é uma das maiores preocupações da nossa gestão. Com o apoio do governo federal poderemos garantir e ampliar os serviços públicos destinados a estas mulheres e ampliar o atendimento especializado para o fortalecimento da rede”, afirmou a governadora Raquel Lyra, na época.
A Casa da Mulher Brasileira será um espaço integrado onde são oferecidos diversos serviços especializados para o atendimento de vítimas.
“Por meio deste novo equipamento, as pernambucanas que eventualmente sofrerem algum tipo de violência terão todo o apoio necessário para denunciar o seu agressor e receberão apoio psicológico, abrigo. Este é um serviço extremamente importante, sobretudo para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, pontuou a vice-governadora Priscila Krause, em janeiro.
Carreta da Mulher ultrapassa 4 mil atendimentos em Pernambuco
OAB-PE será sede da V Conferência Nacional da Mulher Advogada
Duas mulheres vão comandar associação de peritos papiloscopistas