Pernambuco conclui programa de liderança inclusiva com capacitação de 270 servidores

Clara Nilo | Publicado em 22/09/2025, às 13h37 - Atualizado às 13h53

- Miva Filho/Secom
COMPARTILHE:

A governadora Raquel Lyra (PSD) participou, nesta segunda-feira (22), do encerramento da Trilha de Liderança Inclusiva. O progama, inédito e com o objetivo de desenvolver os gestores estaduais, durou quatro meses. Ao todo, 270 servidores participaram de encontros sobre diversidade racial, equidade de gênero, representatividade e competências inclusivas..

A trilha foi promovida em parceria com a organização Motriz e envolveu servidores das secretarias de Administração (SAD), Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e Educação (SEE).

“A iniciativa demonstrada e vivida aqui hoje só corrobora com as bandeiras da nossa gestão, de capacidade de inclusão, diversidade, capacitação e eficiência administrativa. Trabalhamos sem deixar ninguém para trás, inclusive dentro da nossa alçada administrativa”, afirmou a governadora.

A líder de projetos da Motriz, Laís Banhidai, acrescentou que a trilha teria deixado legados concretos. “Os resultados observados são lideranças muito mais sensibilizadas com as temáticas, o que reverbera para toda a pasta e, por fim, para os cidadãos pernambucanos”, disse ela.

O secretário de Planejamento, Fabrício Marques,  ressaltou que a representatividade fortalece as políticas públicas.

“A discussão sobre diversidade e inclusão é essencial para ofertar melhores serviços públicos. Quando vemos lideranças que refletem a realidade de um povo, como pessoas negras ou de camadas populares, a chance de o Governo acertar é muito maior”, disse ele

Servidores também compartilharam suas impressões. A gestora técnica da LGPD da SAD, Lorraine Morais, afirmou que os debates ampliaram a sua visão profissional.

“Além da troca com outros servidores, trabalhamos temas que não estão diretamente ligados às nossas atividades, mas que estão presentes no cotidiano, como diversidade etária, sexual e racial”, explicou ela.

Pernambuco Raquel Lyra Direitos Humanos

Leia também

Obras de esgotamento sanitário avançam no Recife


Governo Lula investe mais de R$ 2 milhões na ampliação de atendimento a pessoas com autismo em Pernambuco


Prefeitura de Flores abre concurso com 43 vagas e salários de até R$ 9 mil