Jamildo Melo | Publicado em 05/05/2025, às 21h26 - Atualizado às 21h36
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foi homenageado nesta segunda-feira (5) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. A honraria, prevista na Resolução 1.968/2024, foi proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB) e entregue em cerimônia realizada no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Natural de São Luís, Maranhão, Flávio Dino iniciou sua carreira pública no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região, aos 19 anos, após ser aprovado em concurso público. Desde então, ocupou cargos de juiz federal, governador, senador e professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Segundo o ministro, sua conexão com Pernambuco foi fortalecida quando realizou seu mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a solenidade, Dino enfatizou que seus anos de estudo em Recife contribuíram significativamente para sua formação, reconhecendo a importância do estado na história econômica, política e cultural do Brasil.
Em sua fala, Flávio Dino celebrou as homenagens recebidas no Recife. "Estou muito feliz de estar aqui para essa múltipla agenda. Receber o título de Doutor Honoris Causa pela UFPE e o Título de Cidadão Pernambucano da Alepe é um momento de coroamento. Agradeço a Rodrigo Farias e a Sileno Guedes pela gentileza de me conceder essa honra", afirmou o ministro.
Em nota ao site, o deputado Sileno Guedes ressaltou a trajetória de Dino e seu compromisso com a defesa da democracia, destacando sua atuação no Ministério da Justiça e Defesa Pública e agora no Supremo Tribunal Federal.
Além do título concedido pela Alepe, Flávio Dino foi agraciado com duas medalhas:
Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, entregue pelo TJPE.
Medalha Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.
Flávio Dino extingue ação de policiais penais contra Raquel Lyra
Após Dino suspender envio de emendas 'pix', Raquel Lyra regulamenta transparência de recursos
Exclusivo: Procurador geral da República entra com ação contra reeleição antecipada de Álvaro Porto