Jogos do Orgulho 2025, da Prefeitura do Recife, promove esporte, diversidade e inclusão

Clara Nilo | Publicado em 19/09/2025, às 09h34 - Atualizado às 09h50

- Edson Holanda/PCR
COMPARTILHE:

A 5ª edição dos Jogos do Orgulho do Recife terá início neste fim de semana e une esporte, cidadania e diversidade, com o objetivo de valorizar a comunidade LGBTQIAPN+ por meio de competições esportivas gratuitas e abertas ao público.

Os jogos serão no sábado (20) e domingo (21), com partidas em diversos Centros Comunitários da Paz (Compaz) da cidade e na quadra da Ilha do Retiro, nos turnos da manhã e tarde. 

Este ano, 39 equipes se inscreveram para disputar as modalidades vôlei, futsal e queimado. As partidas contam com categorias masculina, feminina e mista, a depender da modalidade. O time campeão leva, além do troféu, uma premiação surpresa, enquanto os segundos e terceiros colocados recebem medalhas.

“Mais do que celebrar o direito ao esporte e ao lazer, os Jogos do Orgulho fortalecem a convivência, o combate à discriminação e a promoção da equidade social. A cada edição, o evento se consolida como um marco no calendário da cidade”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

A atleta Safira Hiorrana (23) participa desde a primeira edição e reforçou a importância da iniciativa para gerar visibilidade a modalidades antes pouco reconhecidas, como o queimado. “Esse esporte cresceu, agora temos federação, competições com outros estados. Essa visibilidade veio com esse evento maravilhoso”, disse ela. 

As semifinais e finais serão disputadas no dia 27 de setembro, a partir das 8h, na quadra do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apresentações artísticas e DJs. As equipes femininas de futsal entram em campo a partir da semifinal.

A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com as secretarias de Esportes, Cidadania e Cultura de Paz, e Mulher, além do apoio da UFPE, da Red Bull e do Sport Club do Recife.

Leia também

Antes de assinar dragagem do Porto do Recife, Silvio Costa Filho recebe medalha da Câmara do Recife


Raquel Lyra mantém selo de 'bom pagador' de Pernambuco no Tesouro Nacional; entenda o que é a nota CAPAG


Cidades de Pernambuco receberão mais de R$ 700 milhões do Governo Lula para contenção de encostas