Programa CEP para Todos registra 849 comunidades em Pernambuco, diz Correios

Plantão Jamildo.com | Publicado em 30/09/2025, às 18h53

Correios - REPRODUÇÃO/ Marcelo Camargo/Agência Brasil
COMPARTILHE:

Pernambuco atingiu um marco no programa CEP para Todos: todas as 849 favelas e comunidades urbanas do estado já contam com código de endereçamento postal. A iniciativa é realizada em parceria entre a Secretaria Nacional de Periferias e os Correios e garante o registro oficial dos territórios no sistema nacional de endereçamento.

Segundo o programa, essa primeira fase corresponde à criação de um CEP único para cada comunidade. As próximas etapas incluem a implantação de CEPs por ruas e vielas nos territórios atendidos pelo Programa Periferia Viva, além da instalação de novas agências dos Correios e da ampliação do atendimento postal em cem comunidades brasileiras.

Além de Pernambuco, Acre e Ceará também universalizaram o endereçamento em favelas. A meta nacional é alcançar todas as comunidades urbanas do país até 2026. Para apoiar as gestões municipais, o Ministério das Cidades lançou o Guia Prático de Endereçamento em Periferias, com orientações para incluir becos, vielas e escadarias nos registros oficiais.

Expansão em municípios pernambucanos

No estado, o CEP para Todos já alcançou 36 municípios, entre eles a capital, cidades do interior e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Nas localidades que passam pelo processo, a população deixa de utilizar apenas um CEP geral e passa a contar com códigos específicos por logradouro, o que facilita cadastros e o acesso a serviços municipais, estaduais, federais e comerciais.

O Superintendente Estadual dos Correios em Pernambuco, Ricardo Santos, informou que pretende avançar até o fim de 2025 com a inclusão de novos municípios no sistema. Entre os próximos previstos estão Bezerros, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Tamandaré, Escada, Paudalho, Bonito, São Caetano, Sirinhaém e Itamaracá.

Embed para o site de Jamildo Melo

governo Lula correios

Leia também

Superintendente dos Correios de Pernambuco nega vínculo partidário e reforça atuação técnica


União Brasil exige entrega de cargos e superintendente dos Correios em Pernambuco deve deixar posto


Pelo Recife, Correios iniciam atendimento presencial para aposentados e pensionistas