Yan Lucca | Publicado em 14/01/2025, às 15h06
A vereadora de Olinda, Eugênia Lima (PT), protocolou nesta terça-feira (14) um pedido de informação à prefeita Mirella Almeida (PSD), cobrando esclarecimentos sobre as ações da gestão municipal para prevenir e mitigar os impactos das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Os temporais causaram alagamentos em diversos bairros, gerando transtornos à população.
No documento, a parlamentar solicita informações sobre a existência de um Plano Diretor de Macrodrenagem, pedindo uma cópia e detalhes sobre sua implementação, caso esteja em vigor. Eugênia também questiona se há um diagnóstico atualizado sobre a infraestrutura de escoamento de águas pluviais, como canais, galerias e sistemas de drenagem, e solicita a descrição das condições atuais dessas estruturas.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Além disso, o pedido requer informações sobre os pontos críticos de alagamento no município, ações já realizadas ou em andamento para mitigar os riscos de enchentes, bem como os valores previstos e executados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para intervenções de drenagem e manutenção de estruturas de escoamento.
A vereadora destacou que é fundamental priorizar o planejamento preventivo para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. "Vários bairros alagaram nas chuvas dos últimos dois dias, por conta disso resolvemos entrar com o pedido de informação”, diz Eugênia. “Eu participei do Conselho de Desenvolvimento Municipal e sei da importância de priorizar essa temática no verão, para termos um inverno tranquilo. A gente sabe que, com a crise climática, as chuvas tendem a ficar mais fortes. Além disso, o La Niña, fenômeno que intensifica as chuvas no Nordeste, acabou de chegar, e Olinda precisa estar muito bem preparada", enfatizou Eugênia.
Eugênia Lima, que assumiu o mandato no último dia 1º, tem se posicionado como uma oposição programática e responsável à gestão de Mirella Almeida. Em seu discurso de posse, a petista reforçou a importância de uma atuação pautada pelo diálogo, com foco na melhoria dos serviços públicos e na implementação de políticas que atendam às demandas da população olindense.
“Estaremos sempre abertos ao diálogo e ao entendimento, buscando parcerias que, independentemente das diferenças políticas, resultem em benefícios reais para o povo de Olinda”, declarou a vereadora, que também destacou a necessidade de cooperação entre os Poderes para promover avanços nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
Demolição de muro ilegal em Maracaípe começou hoje (14)
Sintepe critica mudanças na Secretaria de Educação de PE
Chuva em Pernambuco: estado já tem duas mortes por temporal e Inmet renova alerta em cidades