Segunda fase da Operação Ativos de Carbono fiscaliza postos de combustíveis em Pernambuco

Plantão Jamildo.com | Publicado em 25/11/2025, às 13h59

- © Tomaz Silva/Agência Brasil
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Pernambuco (Cira) iniciou nesta terça-feira (25) a segunda fase da Operação Ativos de Carbono, com diligências em postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão. A ação envolve uma força-tarefa formada por órgãos de fiscalização e controle voltada ao enfrentamento de crimes contra a ordem tributária e à recuperação de ativos.

A operação busca verificar a regularidade da quantidade e da qualidade dos produtos comercializados, além de identificar práticas que resultem em sonegação e prejuízo ao erário. A etapa atual complementa as medidas adotadas na primeira fase, quando o Ministério Público e a Procuradoria-Geral do Estado ajuizaram ações criminais e execuções fiscais contra contribuintes que somam R$ 53 milhões inscritos na dívida ativa.

As fiscalizações estão sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria Geral de Operações Estratégicas, do Procon-PE e do IPEM, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Criado pela Lei estadual nº 16.628/2019, o Cira é composto pela Secretaria da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria de Defesa Social e Ministério Público de Pernambuco.

O comitê tem entre suas atribuições propor medidas administrativas e judiciais para prevenir e reprimir ilícitos fiscais, promover a defesa da ordem tributária e ampliar a segurança no ambiente de negócios do Estado.

Pernambuco Ministério Público Postos de Combustíveis

Leia também

"A Petrobras vai, aos poucos, deixar de ser de petróleo para ser uma empresa de energia”, afirma Lula


Câmara aprova aumento de penas para furto, roubo e receptação de combustíveis


Aumento de 6,3% no preço do diesel nas refinarias da Petrobras surpreende mercado de combustíveis