Requalificação da Praça do Arsenal com inspiração no projeto original de Burle Marx é entregue

Clara Nilo | Publicado em 13/10/2025, às 13h03 - Atualizado às 14h02

A obra foi 90% financiada pela iniciativa privada e 10% pela PCR - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A Praça do Arsenal, um dos cartões-postais do bairro do Recife, foi oficialmente entregue à população nesta segunda-feira (13), após passar por uma ampla requalificação. O investimento total foi de R$ 1,8 milhão, sendo 90% financiado pela iniciativa privada e 10% pela Prefeitura do Recife.

O projeto resgatou o traçado original concebido por Roberto Burle Marx em 1934, com o objetivo de devolver ao espaço o valor histórico e paisagístico, agora aliado a soluções contemporâneas de uso e convivência.

A intervenção foi realizada pelo Moinho Recife, em parceria com o Programa Recentro e apoio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com consultoria técnica do Laboratório da Paisagem da UFPE

“Ao longo do tempo, ela sofreu desconfigurações, ganhou grades e elementos que não faziam parte do projeto. Agora, recuperamos essa identidade. Ela está bonita, acessível e à disposição de todos os recifenses. Ela tá muito bonita e acessível, à disposição de todos os recifenses”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).

O novo desenho da praça recupera elementos originais, como:

A releitura atual incluiu bordas ondulantes no jardim, novos bancos de concreto de alto desempenho e recomposição da vegetação com espécies como iuca-gigante, clúsia, agave, espada-de-são-jorge e onze-horas, alinhando estética e resistência climática. Árvores tradicionais como oitis-da-praia e castanholas foram preservadas.

“O projeto, que já havia rompido com o paisagismo europeu ao propor um desenho moderno e funcional, mantém sua essência ao adaptar-se à nova dinâmica do bairro do Recife, hoje menos comercial, mas ainda um importante polo cultural da cidade”, explicou Celso Vinícius Sales, arquiteto e superintendente de Paisagismo da Emlurb.

Recife Prefeitura do Recife

Leia também

Felipe Carreras defende inclusão de Garanhuns como polo de provas no Concurso Unificado


Nova chefia do Ministério Público do Trabalho toma posse na Alepe nesta segunda (13)


Andréa Medeiros fortalece pré-campanha em Jaboatão ao lado de Raquel Lyra