Yan Lucca | Publicado em 09/12/2024, às 18h25
Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife vai entregar o novo pontilhão na Avenida Governador Agamenon Magalhães, importante corredor viário da capital pernambucana.
A estrutura, construída em parceria com o Shopping Tacaruna, conecta a Rua Amélia e a Rua José Luís da Silveira Barros diretamente à pista da Agamenon no sentido Olinda. A intervenção visa aliviar o tráfego na Avenida Rui Barbosa e melhorar a fluidez no entorno.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O pontilhão, com 28,7 metros de extensão e 15,2 metros de largura, dispõe de três faixas de rolamento, passeios para pedestres, iluminação moderna, pavimentação e dispositivos de drenagem. Com investimento de R$ 3 milhões, a obra é parte das iniciativas de melhoria da mobilidade urbana da cidade.
O projeto foi executado em um modelo de cooperação técnica. Enquanto o Shopping Tacaruna ficou responsável pela construção do pontilhão em concreto, a Prefeitura do Recife cuidou da pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização viária.
Além de criar uma nova conexão viária, o equipamento ajuda a resolver um gargalo histórico. Hoje, motoristas que saem da Rua Amélia precisam seguir até o sinal do Clube Português para fazer o retorno no sentido contrário da Agamenon Magalhães, rumo a Olinda. Com o pontilhão, esse percurso será direto, otimizando o tempo de viagem.
A nova estrutura também impacta positivamente o tráfego da Avenida Rui Barbosa, que atualmente concentra um grande volume de veículos. Motoristas poderão optar por vias como a Avenida João de Barros, a Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro) e a Avenida Doutor Jayme da Fonte para acessar o centro do Recife, reduzindo retenções.
Outro destaque do projeto é o investimento em soluções que privilegiam a mobilidade sustentável. O pontilhão inclui passeios para pedestres e sinalização que atende às normas de segurança viária, incentivando o uso de alternativas ao transporte individual.
Cidade do Paulista vive tensão entre servidores municipais e gestão Yves Ribeiro
Centro das Indústrias de SP critica projeto de Mendonça Filho sobre créditos do BNDES para exportações
Alepe analisa projeto de Raquel para usina solar em área de preservação de Fernando de Noronha