Ponte aguardada por 20 anos é inaugurada neste sábado (24), eleição impede João Campos de comparecer

Cynara Maíra | Publicado em 24/08/2024, às 08h39

Ponte que liga o bairro do Monteiro e de Iputinga é inaugurada hoje - Divulgação
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife libera o tráfego da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão neste sábado (24). A via que liga o bairro do Monteiro, na Zona Norte, ao Iputinga, na Zona Oeste, foi retomada em 2021, após 20 anos de promessas. 

Inicialmente, a ponte foi prometida para janeiro deste ano, depois para abril e é liberada apenas neste fim de agosto. 

O investimento total é de R$ 43,5 milhões, cruzando pelo Rio Capibaribe, beneficiando diretamente cerca de 60 mil pessoas.

A ponte mede 170m de comprimento, 20m de largura e 12m de altura, com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, espaço para locomoção de pedestres e ciclofaixas. O objetivo é interligar as duas margens do Rio Capibaribe

Pintura da ponte Jaime Gusmão, inaugurada no sábado (24) - Jamildo.com

 

Anteriormente, as pontes mais próximas eram a da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que conecta a Torre e Parnamirim. 

A ponte fica na Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti, Iputinga, no cruzamento com a rua Maria de Fátima Soares.

João Campos não participará

Apesar do marco para campanha de João Campos (PSB), o prefeito do Recife não comparecerá ao local., já que seria uma infração à lei eleitoral, O Artigo 77 da Lei 9.504/97  proíbe que candidatos  participem ou estejam como espectadores em uma inauguração nos últimos três meses antes da eleição.

Em vez disso, neste sábado o prefeito do Recife terá reuniões com candidatos a vereador, participará de inaugurações de comitê e lançamento de candidaturas da Frente Popular. 

No lugar do prefeito, estará no evento às 9 horas a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.  

Ponte passou por diversas paralisações

A obra anterior foi julgada como irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em novembro de 2018. Com uma série de paralisações desde 2014, até o Banco Mundial se retirou do projeto. O equipamento começou a ser erguido em 2012, na gestão do PT de João da Costa

O projeto ficou paralisado por sete anos. Na retomada, a gestão de João Campos precisou demolir as bases iniciais, consideradas irregulares.

A falta da ponte alongava a distâncias de percursos entre a Zona Norte e a Zona Oeste. Esse é um dos projetos que João Campos cita como necessários para diminuir o trânsito de saída da Zona Norte. 

Emoção com a ponte

Já no domingo, no Cordeiro, ao lado do vereador Eriberto Rafael, João Campos disse que passou pela Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga os bairros do Monteiro, na Zona Norte, e da Iputinga, na Zona Oeste. No evento, ele citou a obra como uma das mais emblemáticas na região.

“Saindo da Zona Norte para cá, fiquei emocionado porque passei de carro pela primeira vez pela ponte Monteiro-Iputinga, que está pronta e inaugurada. Vocês vão ver que vai vir mais coisa boa para cá. Ainda tem muito a fazer, mas ninguém na história do Recife fez mais obra e investimento do que esse time aqui. Em todos os bairros tem uma marca nossa, uma rua calçada, uma creche aberta, uma unidade de saúde construída, reformada ou que vai sair do papel”, disse.

João Campos mobilidade ponte

Leia também

Eleições 2024: Pablo Marçal usa economia da atenção para bater política tradicional em São Paulo


Eleições 2024: Jamildo.com realiza sabatina com candidatos à Prefeitura do Recife; confira agenda


Jarbas Vasconcelos completa 82 anos nesta sexta (23); veja trajetória do ex-governador