Cynara Maíra | Publicado em 11/11/2025, às 08h29 - Atualizado às 08h57
A governadora Raquel Lyra (PSD) desembarca nesta terça-feira (11) em Belém (PA) para liderar a comitiva pernambucana na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30).
A agenda da gestora, focada na captação de investimentos sustentáveis, se inicia um dia após a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que cumpriu agenda no evento na segunda-feira (10).
Os dois gestores pernambucanos ficam em Belém até a quarta-feira (12). A COP-30, realizada pela primeira vez na Amazônia, reúne delegações de 194 países para negociar estratégias de transição energética e o financiamento para a proteção de florestas tropicais.
“A COP-30 é uma oportunidade para reafirmar o protagonismo de Pernambuco nas pautas climáticas […] e a construção de parcerias que tragam investimentos concretos para o povo pernambucano”, afirmou Raquel Lyra.
A COP-30 segue em Belém até o dia 21 de novembro.
A agenda da governadora tem início com o painel “Powershoring no Nordeste do Brasil: como acelerar investimentos sustentáveis”, ao lado de outros governadores nordestinos, e a inauguração do Espaço do Consórcio Nordeste.
Ainda nesta terça, a chefe do Executivo estadual será recebida pela Rainha da Dinamarca, Mary Donaldson.
Após o evento, Raquel Lyra terá encontros com as empresas dinamarquesas European Energy e Maersk, para falar de energia limpa e a descarbonização do transporte marítimo no Porto de Suape. Raquel esteve na Dinamarca em viagem internacional no final de outubro.
Na quarta-feira (12), Raquel Lyra será a única governante estadual brasileira a participar da 13ª Reunião Anual de Alto Nível de Caring for Climate, quando se reunirá com líderes globais e executivos para discutir investimentos sustentáveis.
Acompanham a governadora na comitiva os secretários Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), João Salles (Relações Internacionais) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), além do presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
O prefeito João Campos, que participou de painéis na segunda-feira (10), focou sua agenda em ações de fiscalização e parcerias.
Campos assinou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o uso de imagens de satélite da Polícia Federal. A tecnologia, que fornece imagens de alta resolução e atualizações diárias, será usada para monitorar áreas verdes e combater crimes ambientais, como desmatamento, no Recife.
O prefeito também apresentou as ações que o Recife desenvolve com jovens de áreas vulneráveis, em parceria com a Fundação Bloomberg, focadas em sustentabilidade e redução de riscos ambientais.
Enquanto Raquel Lyra forma 423 novos policiais civis, Sinpol critica salários da categoria em cerimônia
Alepe promove curso de finanças pessoais e inteligência financeira gratuitamente
Terminal da Maersk em Suape terá expansão antecipada para 2027