Pernambuco na COP-30: Raquel Lyra chega nesta terça (11) com foco em captar investimentos sustentáveis para o estado

Cynara Maíra | Publicado em 11/11/2025, às 08h29 - Atualizado às 08h57

Raquel Lyra e comitiva chegam nesta terça (11) para COP-30, em Belém do Pará - Yacy Ribeiro/SECOM
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora Raquel Lyra (PSD) desembarca nesta terça-feira (11) em Belém (PA) para liderar a comitiva pernambucana na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

A agenda da gestora, focada na captação de investimentos sustentáveis, se inicia um dia após a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que cumpriu agenda no evento na segunda-feira (10).

Os dois gestores pernambucanos ficam em Belém até a quarta-feira (12). A COP-30, realizada pela primeira vez na Amazônia, reúne delegações de 194 países para negociar estratégias de transição energética e o financiamento para a proteção de florestas tropicais.

A COP-30 é uma oportunidade para reafirmar o protagonismo de Pernambuco nas pautas climáticas […] e a construção de parcerias que tragam investimentos concretos para o povo pernambucano”, afirmou Raquel Lyra.

A COP-30 segue em Belém até o dia 21 de novembro.

Agenda de Raquel Lyra foca em Suape e Dinamarca

A agenda da governadora tem início com o painel “Powershoring no Nordeste do Brasil: como acelerar investimentos sustentáveis”, ao lado de outros governadores nordestinos, e a inauguração do Espaço do Consórcio Nordeste.

Ainda nesta terça, a chefe do Executivo estadual será recebida pela Rainha da Dinamarca, Mary Donaldson.

Após o evento, Raquel Lyra terá encontros com as empresas dinamarquesas European Energy e Maersk, para falar de energia limpa e a descarbonização do transporte marítimo no Porto de Suape. Raquel esteve na Dinamarca em viagem internacional no final de outubro.

Na quarta-feira (12), Raquel Lyra será a única governante estadual brasileira a participar da 13ª Reunião Anual de Alto Nível de Caring for Climate, quando se reunirá com líderes globais e executivos para discutir investimentos sustentáveis.

Acompanham a governadora na comitiva os secretários Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), João Salles (Relações Internacionais) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), além do presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

João Campos assinou parceria para monitorar desmatamento

O prefeito João Campos, que participou de painéis na segunda-feira (10), focou sua agenda em ações de fiscalização e parcerias.

Campos assinou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o uso de imagens de satélite da Polícia Federal. A tecnologia, que fornece imagens de alta resolução e atualizações diárias, será usada para monitorar áreas verdes e combater crimes ambientais, como desmatamento, no Recife.

O prefeito também apresentou as ações que o Recife desenvolve com jovens de áreas vulneráveis, em parceria com a Fundação Bloomberg, focadas em sustentabilidade e redução de riscos ambientais.

Pernambuco Raquel Lyra COP

Leia também

Enquanto Raquel Lyra forma 423 novos policiais civis, Sinpol critica salários da categoria em cerimônia


Alepe promove curso de finanças pessoais e inteligência financeira gratuitamente


Terminal da Maersk em Suape terá expansão antecipada para 2027