Gestora busca parcerias em energia limpa, inovação e infraestrutura para posicionar Pernambuco no cenário global
por Clara Nilo
Publicado em 14/10/2025, às 12h39 - Atualizado às 12h55
A governadora Raquel Lyra PSD) embarca, nesta terça-feira (14), para uma missão oficial à China e Dinamarca, com o objetivo de ampliar parcerias internacionais, atrair investimentos estratégicos e posicionar Pernambuco na rota global da nova economia verde, com foco em energia limpa, inovação e infraestrutura.
“Essa missão é uma oportunidade de ampliar a presença do Estado em um dos maiores mercados consumidores do mundo, diversificando nossa pauta exportadora e abrindo espaço para novos negócios nas áreas de energia, tecnologia e agronegócio”, afirmou Raquel Lyra.
Entre 14 e 22 de outubro, a governadora participará de agendas oficiais em Chengdu, Pequim e Xangai, onde terá encontros com empresas líderes em mobilidade, logística e transição energética. Também participará de seminários com investidores e reuniões com autoridades do governo chinês para reforçar a cooperação bilateral.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a viagem representa um passo decisivo para internacionalizar Pernambuco: “estamos abrindo novas fronteiras de desenvolvimento. Pernambuco pode e deve ocupar um lugar de destaque no cenário global.”
De 22 a 28 de outubro, a missão segue para aDinamarca, onde a governadora visitará a APM Terminals e a Maersk, responsáveis por um investimento de R$ 2 bilhões em um novo terminal de contêineres em Suape. Também está prevista uma reunião com a European Energy, que instalará a primeira planta de combustível sustentável (e-metanol) da América Latina, com investimento semelhante.
A governadora estará acompanhada pelos secretários estaduais:
João Salles (Relações Internacionais);
Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico);
André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura);
Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).
Além do presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto (na Dinamarca), e das secretárias-executivas Rayane Aguiar e Daniela Britto.
Leia também