Orla de Jaboatão: Marinas, embarcações e comércios serão cadastrados

Ana Luiza Melo | Publicado em 21/11/2025, às 14h01

No caso das embarcações, a ação ocorrerá na orla em frente ao Sesc Piedade, com apoio da colônia e das associações de pescadores. - Foto: Reprodução da internet
COMPARTILHE:

A partir deste sábado (22), marinas, bares, restaurantes e comércio em geral da Orla de Jaboatão dos Guararapes, começarão a ser cadastrados pela prefeitura municipal.

A ação, promovida em parceria com o Sebrae Pernambuco, integra o trabalho de diagnóstico das atividades econômicas do litoral, com foco em ordenar os segmentos e estruturar políticas públicas de fomento.

De acordo com a gestão municipal, o cadastramento será realizado nos dias 22 e 23 de novembro com marinas e estabelecimentos instalados em Barra de Jangada.

Já entre 24 e 25 de novembro, serão registradas as embarcações de diferentes tipos — como barcos com e sem motor, lanchas e jangadas — ao longo da faixa marítima. Das 8h às 17h, equipes técnicas visitarão os comércios da região.

No caso das embarcações, a ação ocorrerá na orla em frente ao Sesc Piedade, com apoio da colônia e das associações de pescadores.

Mapeamento

Esta é a segunda etapa do trabalho, que já contemplou empreendedores fixos e ambulantes da orla.

Segundo a prefeitura, o mapeamento permitirá direcionar ações de qualificação, formalização e organização das atividades realizadas no litoral do município, que conta com extensão de __km. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo.

Para o prefeito Mano Medeiros, a ação reforça o compromisso da gestão em atuar de forma eficiente na orientação e na capacitação dos empreendedores.

"Mapear quem vive e trabalha no nosso litoral permite fortalecer a região como destino turístico sustentável para moradores e visitantes”, afirmou.

O questionário aplicado reúne dados pessoais e informações específicas sobre os empreendimentos e as embarcações, como situação de licenciamento, tempo de atividade, horário de funcionamento e outras características de cada segmento.

mano medeiros Praias Orla de Jaboatão

Leia também

Prefeitura de Jaboatão assina termo de valorização de resíduos durante a COP-30


João Campos lança licitação para requalificação e restauro do Conjunto do Carmo


Prefeituras de Jaboatão e Moreno firmam parceria com OAB-PE para garantir pagamento de honorários em processos administrativos